Links de Acesso

Últimas de Washington


O secretário americano da defesa, Robert Gates, afirmou que apelará aos aliados da NATO para aumentarem o seu apoio no Afeganistão.

Recusou-se contudo a comentar se recomendava ou não o envio de mais soldados americanos para aquele país.

Gates fez tais declarações na capital da Coreia do Sul antes de embarcar para a Eslováquia onde vai participar numa reunião dos ministros da defesa dos países da NATO.

O presidente americano Barack Obama está neste momento a estudar uma nova estratégia para o Afeganistão, incluindo a possibilidade de enviar reforços para aquele país conforme sugerido pelo comandante das forças americanas no Afeganistão general Stanley McChrystal.

Paquistão: atentado vitima alta patente do exército

No Paquistão, uma alta patente do exército morreu hoje juntamente com o seu motorista num atentado em Islamabad considerado como uma represália pela actual ofensiva governamental na região do Waziristão do Sul.

Ninguém reivindicou ainda o ataque, mas, o chefe de polícia de Islamabad acusou os extremistas talibãs.

Os militantes talibãs desencadearam uma vaga de ataques nas últimas semanas atingindo esquadras da polícia, o quartel-general do exército, a representação das Nações Unidas e uma universidade islâmica.

Por seu lado, as forças governamentais desencadearam há cinco dias atrás uma ofensiva de envergadura contra os bastiões dos talibãs no Waziristão do Sul.

Somália: confrontos em Mogadíscio fazem 20 mortos


Na Somália, pelo menos 20 pessoas morreram hoje durante confrontos entre rebeldes islâmicos e elementos da força de manutenção da paz da União Africana.

Os confrontos começaram quando os rebeldes atacaram com morteiros o aeroporto da capital Mogadíscio, no momento em que o presidente somali Sheikh Sharif Sheikh Ahmed se preparava para embarcar com destino ao Uganda.

As forças da União Africana ripostaram atingindo o concorrido mercado de Bakara. O presidente somali saiu ileso do incidente.

Os confrontos de hoje foram os mais violentos dos últimos meses em Mogadíscio.

Piratas somalis desviam navio panamiano

Piratas somalis desviaram hoje mais um navio de pavilhão panamiano que navegava a cerca de 330 km a oeste das ilhas Seychelles.

Segundo a força anti-pirataria da União Europeia que se encontra na região, o navio "MV al Khaliq" ainda pediu socorro pelo rádio antes de perder contacto.

Um avião europeu sobrevoou o barco detectando pelo menos 6 piratas a bordo. Trata-se do quarto navio desviado este mês por piratas somalis.

Líderes africanos debatem problema dos refugiados


Líderes africanos estão reunidos no Uganda para participarem numa cimeira destinada a procurar modos de ajudar os 17 milhões de refugiados do continente.

Os participantes nesta reunião de 2 dias deverão adoptar uma convenção para a protecção e assistência a pessoas internamente deslocadas em África.

O documento contém recomendações acerca dos modos de impedir esse problema e dos modos de ajudar as populações já afectadas por conflitos ou por desastres naturais.

Níger: partido no poder à frente nas legislativas

No Níger, o partido no poder desfruta de uma vantagem significativa nos resultados preliminares das controversas eleições legislativas desta semana.

Segundo a agência France Presse, o partido do presidente Mamadou Tandja conseguiu 27 dos 35 lugares atribuídos até agora.Em jogo está um total de 113 assentos parlamentares.

Estas eleições foram boicotadas pela maior parte dos partidos da oposição levando a comunidade dos países da África Ocidental a suspenderem o Níger da organização.

Etiópia: fome ameaça 6 milhões de pessoas

O governo etíope apelou hoje à concessão de 121 milhões de dólares em ajuda de emergência para alimentar mais de 6 milhões de pessoas.

Agências de auxílio afirmam que a situação deriva da prolongada seca que se tem feito sentir através da África Oriental.

Em 1984 uma vaga de fome na Etiópia causou a morte de mais de um milhão de pessoas.






XS
SM
MD
LG