Links de Acesso

Melhorar Capacidades Liderança em África


O presidente-executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África, NEPAD, afirma que há necessidade de África melhorar a sua capacidade de liderança. Ibrahim Assane Mayaki diz que o facto de nenhum dos antigos presidentes africanos ter conseguido o prémio Mo Ibrahim de cinco milhões de dólares deveria ser uma chamada de atenção para todos os dirigentes do continente.

As declarações de Mayaki surgem na sequência do anúncio do homem de negócios sudanês Mo Ibrahim de que a sua fundação não conseguia seleccionar um vencedor para a edição deste ano do Prémio da Boa Governação em África. Entre os grandes candidatos estavam o antigo presidente sul-africano Thabo Mbeki, o antigo líder nigeriano Olusegun Obasanjo e o antigo presidente do Gana, John Kufuor.

Em conversa com a Voz da América, o responsável do NEPAD, Ibrahim Assane Mayaki diz que a sua organização esta determinada a fazer mais para melhorar as qualidades de liderança em África.

"O Prémio Mo Ibrahim é dado por uma fundação privada, uma fundação que tem o seu critério muito estrito que lhes permite escolher o candidato mais apropriado," diz Mayaki acrescentando que o relatório daquela fundação apresenta sinais positivos em termos de governação.

Mayaki diz que criou um certo mal-estar a constatação de que não havia nenhum dirigente africano que conseguisse ser distinguido este ano.

"O facto de que o prémio não foi dado a nenhum candidato específico, penso eu, é um alerta enviado à comunidade dos líderes africanos que temos de melhorar as nossas capacidades," nota o responsável do NEPAD frisando que a sua organização deveria fazer mais para reforçar as capacidades que existem a nível do continente.

Mayaki nota a necessidade que no processo de democratização, se "de maior importância aos cidadãos, cidadãos que irão salvar as novas instituições africanas. Nesta dimensão o NEPAD tem um quadro de desenvolvimento estratégico que confere grande importância à construção da cidadania" frisa o presidente executivo do NEPAD, Ibrahim Assane Mayaki.

O NEPAD é um programa da União Africana criado em 2001 para fazer face aos desafios com que África se confronta. Entre eles os persistentes conflitos políticos, estados fracos que necessitam de reforçar as suas instituições e sistemas democrático, politico e económico. O NEPAD tem ainda como objectivo ajudar os estados a reduzir a pobreza e desenvolver as suas infra-estruturas.

XS
SM
MD
LG