Links de Acesso

Últimas de Washington



O exército paquistanês deu início a uma ofensiva terrestre contra os talibãs na região do Waziristão do Sul junto à fronteira com o Afeganistão.

Os soldados avançaram hoje em 3 frentes em direcção aquela região. A operação envolve 30 mil homens e os talbãs dispõem de cerca de 10 mil elementos.

Enquanto isso a força aérea paquistanesa continua a bombardear posições dos talibãs. Esta ofensiva governamental segue-se a uma série de ataques através do Paquistão que mataram mais de 175 pessoas nas últimas 2 semanas.

O governo acusa os talibãs, baseados no Waziristão do Sul, de estarem na origem da violência.

Afeganistão: relatório pode implicar segunda volta

Os afegãos aguardam a publicação de um relatório das Nações Unidas acerca das recentes eleições presidenciais que poderia apontar para a necessidade da realização de uma segunda volta.

A comissão eleitoral afegã deverá entretanto pronunciar-se acerca das alegações de fraude na primeira volta do escrutínio de 20 de Agosto.

Resultados preliminares davam 54% dos votos ao actual presidente Hamid Karzai e 28% ao seu principal rival o antigo ministro dos negócios estrangeiros Abdullah Abdullah. Contudo a recontagem dos votos poderia colocar Karzaui abaixo dos 50% implicando uma segunda volta.

3 Soldados americanos morrem no Afeganistão


A NATO afirmou que 3 soldados americanos morreram em consequência de dois atentados bombistas.

Dois dos soldados morreram numa explosão no leste do país. O terceiro foi vitimado por uma bomba no sul do Afeganistão.

Este ano revelou-se o mais mortífero para as forças internacionais no Afeganistão desde o início da guerra há 8 anos.

CEDEAO impõe embargo à Guiné-Conacri

Os países da África Ocidental decidiram impor um embargo de armamentos à Guiné-Conacri acusando o governo militar guineense de cometer atrocidades durante a repressão de manifestantes no mês passado.

Os líderes da CEDEAO, reunidos hoje na Nigéria, expressaram a sua preocupação pela possibilidade da crise política na Guiné poder desestabilizar a região.

Organizações de defesa dos direitos humanos afirmam que as tropas governamentais massacraram pelo menos 157 pessoas durante as manifestações de 28 de Setembro em Conacri.

Sudão: Estados Unidos anunciam nova estratégia


O presidente americano Barack Obama deverá anunciar dentro em breve uma nova política em relação ao Sudão adoptando uma perspectiva mais moderada do que aquele que defendeu durante a sua campanha eleitoral.

Entidades oficiais da Casa Branca afirmam que o plano, que será tornado público na segunda-feira, prevê um relacionamento com Kartum usando um misto de pressões e de incentivos.

A nova politica destina-se a convencer o governo sudanês a pôr termo às violações dos direitos humanos na conturbada região de Darfur, ultrapassar as divergências com a região semi-autónoma do Sul e cooperar mais de perto na luta contra o terrorismo.

Índia: incêndio causa 32 mortos

O incêndio seguido de explosão num armazém de fogo-de-artifício provocou a morte de 32 pessoas e ferimentos em pelo menos dez outras durante uma festa hindu celebrada na sexta-feira no sueste da Índia.

As vítimas da explosão eram na sua maioria comerciantes revendedores de fogo-de-artifício que se forneciam de material para vender aos milhões de indianos que se preparavam para celebrar o Deepavali, o festival das luzes, onde o fogo-de-artifício cumpre papel central nos rituais festivos.

A polícia retirou 32 corpos do armazém destruído em Pallipat, junto de Chennai a capital do estado sueste de Tamil Nadu. Os feridos foram transportados para hospitais próximos.





XS
SM
MD
LG