Links de Acesso

Barack Obama Galardoado Com o Prémio Nobel da Paz


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz de 2009. O anúncio foi feito hoje em Oslo por , chefe do Comité Nobel Norueguês.

Embora Barack Obama seja muito admirado em todo o mundo, o anúncio foi uma surpresa já que alguns observadores dos Prémios Nobel julgam ser muito cedo para ele receber o galardão, dada a sua curta presidência. Jagland discorda firmemente.

"Se olharmos para a história do Prémio Nobel da Paz, tentámos em muitas ocasiões realçar o que muitas personalidades estavam a tentar fazer. Por exemplo, quando o chanceler alemão Willy Brandt ganhou o prémio nos anos 70, tinha lançado a Ostpolitik na Europa que foi muito importante para o que aconteceu muitos anos mais tarde. Outro exemplo, o ter concedido o prémio a Mikhail Gorbachev por ter mudado completamente o mundo e agora ao presidente Obama que está a contribuir para melhorar o clima internacional, para fortalecer os organismos internacionais, tais como as Nações Unidas por exemplo e que é muito, muito necessário. E o comité quer não apenas endossar, mas também contribuir para realçar esse tipo de política internacional e as atitudes que estão por detrás."

Mais de 200 individualidades e organizações foram nomeadas este ano para o Prémio Nobel da Paz, mas como explica Jagland, Barack Obama ganhou por ter dado ao mundo a esperança de um futuro melhor e por procurar arduamente por um mundo livre de armas nucleares.

"Galardoamos o presidente Obama pelos seus extraordinários esforços de forma a fortalecer o diálogo no mundo, para resolver conflitos através de negociações e através dos organismos internacionais que temos para esse propósito."

Barack Obama, o primeiro afro-americano eleito presidente dos Estados Unidos, tem apelado energicamente pelo desarmamento e tem trabalhado para o recomeço do paralisado processo de paz do Médio Oriente desde que tomou posse há perto de 10 meses.

Barack Obama é o terceiro presidente dos Estados Unidos em funções a receber o Prémio Nobel da Paz. Antes dele Theodore Roosevelt recebeu em 1906, pelo seu papel em mediar o fim da Guerra Russo-Japonesa. Woodrow Wilson, pelos seus esforços na criação da Liga das Nações, que antecedeu as Nações Unidas, foi galardoado em 1919. Jimmy Carter, recebeu o galardão em 2002 duas décadas depois de ter deixado a Casa Branca, pelo seu trabalho de mediar conflitos e promover a democracia na cena internacional.

XS
SM
MD
LG