Links de Acesso

Impacto das Alterações Climáticas


Um novo relatório sobre o impacto das alterações climáticas prevê que no ano de 2050 sejam afectadas a nível mundial mais 25 milhões de crianças mal nutridas.

Os países na África ao sul do Saara são as mais vulneráveis.

O relatório do Instituto Internacional para a Politica Alimentar sustenta que a alteração climática vai aumentar o número das crianças mal nutridas em 25 milhões nos próximos quarenta anos.

Quarenta por cento dessas crianças vão viver em África.

O documento compara os factores económicos e biológicos que afectam a nutrição das crianças em dois cenários futuros: um mundo com e um mundo sem alteração climática.

O relatório adianta que em 2050 a media de produção de trigo na África sub saariana ira baixar até 22 por cento como resultado da alteração do clima. O abastecimento de água para irrigação deve também diminuir e os alimentos disponíveis vão significar uma media inferior de 500 calorias por pessoa.

Sem alterações climáticas, o mesmo documento prevê um aumento das calorias em 2050 na África sub saariana.

Gerard Nelson, o autor do estudo, refere que os governos africanos necessitam de dar prioridade ao investimento no sector agrícola, particularmente em estradas rurais, pesquisa e novas tecnologias.

A três meses das conversações em Copenhaga sobre alteração climática Nelson sustenta que os governos africanos devem centrar a atenção em ajudar os agricultores a adaptarem-se à alteração climática.

`Quando os governos da África sub saariana se preparam para as negociações em Copenhaga devem assegurar que a agricultura deve ser incluída tanto na adaptação dos mecanismos de financiamento que vão resultar de Copenhaga bem como da possibilidade de outras verbas poderem vir a ser utilizadas em África.`

O relatório indica que um investimento adicional na agricultura de sete mil milhões de dólares anuais poder aumentar a produção e fazer face aos efeitos adversos da alteração climática.

Por ultimo o relatório sublinha que quarenta por cento daquele investimento devera ser dirigido para a África sub saariana.

Relacionados

XS
SM
MD
LG