Links de Acesso

Nuclear: Obama Exige Inspecções no Irão


O presidente Barack Obama, dos EUA, exige que o Irão dê aos inspectores internacionais total acesso às instalações nucleares que foram recentemente descobertas.

O presidente Obama afirmou que o encontro realizado, na quinta-feira, constitui um começo construtivo, mas adiantou que o governo iraniano tem agora que actuar de forma construtiva.

Especificamente, Obama quer que o Irão permita que os inspectores nucleares da ONU tenham total acesso às recentemente descobertas instalações atómicas: "Uma vez que o Irão concordou em cooperar total e imediatamente com a Agência Internacional de Energia Atómica, tem agora que garantir acesso ilimitado aos inspectores, no prazo de duas semanas."

Os EUA, a Grã-Bretanha e a França apresentaram recentemente provas de que o Irão tem vindo a construir secretamente instalações nucleares junto da cidade de Qom.

Obama apelou ao Irão para que demonstre que o seu programa nuclear tem fins unicamente pacíficos: "Se o Irão der passos concretos e corresponder às suas obrigações, abre-se um caminho no sentido de um melhor relacionamento com os EUA, haverá um aumento da integração do Irão no âmbito da comunidade internacional e haverá um futuro melhor para todos os iranianos."

O presidente Obama disse ainda que o Irão prometeu, durante as conversações enviar parte do seu urânio para ser processado num outro país, considerando que se trata de um passo dado na direcção certa.

Os representantes iranianos reuniram-se, na quinta-feira, na Suíça, com negociadores dos EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha. Foi a primeira vez nos últimos 30 anos que os EUA tomaram parte em conversações directas com o Irão.Obama disse que estas conversações reflectem um aumento de intensidade no processo negocial, mas recordou que o mais difícil está ainda por resolver.

Relacionados

XS
SM
MD
LG