Links de Acesso

Ajuda Começa a Chegar Ao Pacífico e Indonésia


A ajuda está a começar a chegar à Samoa Americana, Samoa e Tonga, no Pacífico, devastadas por um forte tremor de terra e uma série de tsunamis que causaram centenas de mortes. Na Indonésia, eleva-se a 530 o número de mortos causado por outro grande tremor de terra.

A energia eléctrica e as telecomunicações continuam cortadas na maior parte da Samoa e Samoa Americana, havendo notícias de aldeias inteiras que foram varridas por ondas do mar gigantescas, causadas pelo sismo que atingiu os oito graus de magnitude.

Os Estados Unidos, a Nova Zelândia, a Austrália e outros países estão ainda a enviar equipas de busca e salvamento para as ilhas mais distantes do arquipélago.

A agência federal dos Estados Unidos de gestão de gestão de emergência FEMA enviou um avião com elementos de várias agências para ajudar a Samoa Americana, incluindo pessoal médico.

Verónica Verde é a porta-voz da FEMA em Okland, Califórnia, onde está a ser coordenado o esforço de ajuda.

"Estamos a tentar concentrarmo-nos nos esforços de salvar vidas. Por isso, uma das coisas que estamos a fazer é garantir que teremos rapidamente no terreno, alimentos, água potável, tendas, lanternas e cobertores, porque lá estão na época das chuvas."

Mais ajuda está a caminho, incluindo um navio de guerra da marinha americana transportando um helicóptero e abastecimentos. Soldados da Guarda Nacional do Havai estão também a caminho para manter a ordem e evitar pilhagens de lojas e de casas particulares.

A Samoa Americana é um território dos Estados Unidos, enquanto os vizinhos Samoa e Tonga são países independentes, tendo uma população combinada de 400 mil pessoas. As ilhas situam-se a 3700 quilómetros a sudoeste do estado do Havaii.

Na Indonésia, o forte tremor de terra subaquático de 7,6 ocorrido perto da ilha de Samatra, faz ruir cerca de 500 edifícios na cidade de Padang, entre eles hospitais, um hotel e escolas.

O número de mortos continua a subir enquanto equipas e busca e salvamento lutam para retirar com vida pessoas debaixo dos escombros.

Organizações de ajuda estão a chegar ao terreno. A porta-voz da World Vision, Laura Blank, disse que a sua equipa chegou e está a verificar as necessidades.

"É um bocado difícil pois não há energia eléctrica, por isso penso que ninguém sabe bem o que espera até chegarmos e verificarmos os danos."

O governo da Indonésia despachou equipas médicas e aviões militares para ajudar nos esforços de recuperação e anunciou uma ajuda de emergência no valor de 10 milhões de dólares.

Relacionados

XS
SM
MD
LG