Links de Acesso

Lobito: “CAN” Despeja Quintandeiras


A criação de condições para Angola albergar o CAN de 2010 tem precipitado a transferência dos mercados informais para fora da cidade do Lobito, gerando uma onda de protesto. Centenas de vendedores dos mercados da Aerovia e do Africano manifestam-se desde a passada segunda feira, junto da administração, reivindicado um espaço condigno para a realização dos seus negócios.

A intensificação do processo de transferência resulta do facto dos espaços darem um mau aspecto à cidade que pretende acolher vários turistas durante a realização desse evento desportivo.

Os comerciantes estão a ser transferidos para o Mercado Bango Bango que não fornece condições para a venda de produtos. Os populares resistem à medida alegando que o local indicado pelas autoridades é inacessível e a distância tem afugentado a clientela.

" As condições não favorecem. Nós reclamos porque somos chefes de famílias já estamos lá há 1 ano e seis meses e ali não se consegue vender os seus negócios, fica durante o dia não faz nada e para sair dai é preciso táxi, somos chefes de família e a pessoa precisa comer," diz um dos comerciantes.

" Nós não vamos sair, que nos matem mesmo ai, conforme eles que querem!" disse um dos descontes acrescentando " Eu acho que o MPLA é o povo e povo não é ouvido."

Um dispositivo de polícias foi accionado defronte à administração para dispersar os manifestantes, mas até ao momento não existem registos do uso de força. José Liberal é comandante da polícia municipal do Lobito e diz-nos.

" Eu exigi que as pessoas regressem para lá, não temos necessidade de usar a força. Não há necessidade para isso… e as pessoas estão até a agir de forma pacífica, eu também (de forma pacífica) estou a pedir para que as pessoas regressem para lá, porque essa é uma decisão da administração."

A administração do Lobito decidiu encerrar os mercados à força, há mais de dois meses, lançando fogo às barracas dos que insistiam em permanecer, alegando que essas zonas são vulneráveis a vários acidentes rodoviários.

XS
SM
MD
LG