Links de Acesso

Os Vencedores do Concurso Fotográfico da VOA


Foram escolhidos os seis vencedores concurso de fotografia digital organizado pelo Serviço em Português da VOA. Foram submetidos à consideração do júri dezenas de trabalhos, a maioria dos quais de grande qualidade artística. Como tínhamos previamente anunciado, ao júri foi atribuída a missão de escolher a melhor fotografia correspondente a cada um dos países em consideração.

A foto vencedora de Angola foi enviada pelo nosso ouvinte Gaspar José António Vicente, de Ndalatando. Retrata um produtor de vinho de palma. Recorda-se que o vinho de palma, conhecido em Angola como "marufo," é muitas vezes ingerido já em estado de plena fermentação, que pode durar até 5 dias. Quanto mais fermenta, mais aumenta a percentagem alcoólica. É muito apreciado, sobretudo no Norte de Angola, onde tem funções sociais precisas, como na cerimónia do alambamento (casamento tradicional), em funerais, ou em agradecimento ao voluntariado comunitário nas zonas rurais.

O vinho de palma é também muito apreciado e conhecido noutros países como é o caso de Moçambique pelo nome de "sura", onde, para além de ser bebido, é também utilizado como fermento na fabricação de pães e de bolos.

Marcelo Lima, de S. Paulo, foi o vencedor pelo Brasil. Marcelo, que é jornalista e foto-documentalista, captou várias imagens da paisagem brasileira, incluindo a premiada, que foi tirada à Pousada de S. José, junto ao Rio Claro, no Estado do Mato Grosso.

A foto vencedora referente a Cabo Verde é da autoria de António Gomes. A imagem em apreço capta toda a beleza do Farol da Ilha de Santiago, também conhecido por Farol da Ponta Temerosa, localizado na Ponta Temerosa, no lado Oeste da entrada do porto da Praia, capital de Cabo Verde, a cerca de 3,5 Km da cidade, na Ilha de Santiago. Tem uma torre octogonal em alvenaria, com lanterna e galeria, com edifício térreo anexo. Toda a estrutura está pintada de branco, com a cúpula da lanterna cinzenta. António Gomes, o autor da foto tem nacionalidade portuguesa e vive em Cabo Verde há dez anos.O ouvinte Abarca Tchuda Embambe enviou-nos uma dezena de belas fotos retratando vários aspectos da Guiné-Bissau, nomeadamente de alguns monumentos e edifícios público da capital do seu país. Entre as enviadas, a foto vencedora retrata, num belo enquadramento, o porto de Pindjiguiti.A foto que o júri classificou como a melhor de Moçambique e é da autoria Algy Cassamo. A foto destas duas jovens despreocupadamente activando uma bomba de água foi tirada algures na povoação de Chimbonila, no distrito de Lichinga, na Província do Niassa.

Sousa Edgar Manuel, com uma foto da emblemática Rosa de Porcelana de S. Tomé e Príncipe, venceu entre todos os trabalhos enviados pelos ouvintes daquele país. Axel Dalberg Poulsen, do Herbário Nacional da Holanda, dedicou os seus estudos a estas gloriosas plantas. Nos seus estudos, este especialista descobriu que há, pelo menos 70 espécies, da Rosa de Porcelana, muitas ainda não estão identificadas. Podem-se encontrar espécimes em muitas localidades tropicais, desde as Ilhas do Pacífico a África.

Todos os seis premiados irão receber, oportunamente, um rádio de manivela da VOA e os seus trabalhos irão ilustrar o nosso calendário para 2010. Menções honrosas irão ser atribuídas a todos os outros participantes neste concurso.


XS
SM
MD
LG