Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama: um mundo sem armas nucleares

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou, por unanimidade, em Nova Iorque, uma resolução apelando a um mundo sem armas nucleares, durante uma reunião presidida por Barack Obama.

O documento pede o fim dos ensaios de armas nucleares e a todos os Estados para aderirem o mais depressa possível ao tratado internacional que proíbe este tipo de ensaios.

Pittsburg: Não se pode perder a ocasião

Os dirigentes dos países industrializados e nações em desenvolvimento estão a convergir para cidade de Pittsburg para uma cimeira sobre o futuro do mundo financeiro, com a Alemanha a alertar para a necessidade de não se perder a ocasião.

A chanceler alemã Angela Merkel considera que a prioridade máxima do grupo dos Vinte deverá ser a regulamentação dos mercados financeiros que possibilitaram o comportamento de risco que mergulhou o mundo numa recessão profunda.

Merkel fez esta declaração ainda em Berlim, e o comentário reflecte as tensões entre os dirigentes mundiais sobre a melhor forma de assegurar que acontecimentos que causaram a crise financeira global não se repitam.

RD Congo: Rebeldes suspendem acordo

Na Republica Democrática do Congo um grupo miliciano revelou ter suspendido a participação no acordo de cessar-fogo de 2008.

Os grupos rebeldes divulgaram uma declaração citando várias razões para a decisão, incluindo a detenção pelo governo da alguns dos seus membros.

Em Janeiro de 2008, os rebeldes da zona leste da Republica Democrática do Congo assinaram um acordo de paz destinado a por termo a anos de confrontos naquela região.

SIDA: Vacina experimental reduz infecção

Uma vacina experimental para a SIDA reduziu pela primeira vez o risco de infecção, revelaram investigadores na Tailândia.

A vacina foi administrada a 16 mil pessoas naquele país: todos voluntários seronegativos com idades entre os 18 e os 30 anos e uma exposição ao risco de contaminação considerada semelhante à média das pessoas.

Foi o maior teste do género alguma vez realizado para prevenir a contaminação pelo vírus que provoca a SIDA, o HIV. Os investigadores descobriram que a vacina reduziu em cerca de um terço o risco de contracção do vírus.

OMS: Vacina contra a gripe H1N1

A Organização Mundial de Saúde revelou que os produtores têm possibilidade de produzir, este ano, apenas cerca de três mil milhões de vacinas contra a gripe H1N1, em vez da anterior previsão de cinco mil milhões de doses.

Aquela organização adianta que uma dose simples será suficiente para os adultos saudáveis e as crianças mais velhas, mas inadequada para cobrir a população mundial de quase sete mil milhões de pessoas.

A agência da ONU sublinha que a Austrália, a China, a Hungria e os Estados Unidos já aprovaram as licenças de produção para aquele género de vacina.

Relacionados

XS
SM
MD
LG