Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama Discursa nas Nações Unidas

O presidente Barack Obama, discursando hoje na Assembleia Geral das Nações Unidas, afirmou que os Estados Unidos não podem resolver sozinhos os problemas globais, tendo apelado para uma nova era de engajamento em todo o mundo.

Obama prometeu actuar audaciosamente pela justiça e prosperidade no país e no estrangeiro. Mas acrescentou que todas as nações devem ter a sua quota-parte de responsabilidade pelas respostas globais para enfrentarem os problemas globais, incluindo a pobreza, mudanças climáticas, economia e não-proliferacção nuclear e desarmamento.

Micheletti Disposto a Conversar com Zelaya

O presidente interino das Honduras, Roberto Micheletti, manifestou a sua disposição para manter conversações condicionais com o derrubado presidente Manuel Zelaya, que se encontra refugiado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Micheletti afirmou estar pronto para falar com o seu deposto rival, desde que Zelaya reconheça as eleições presidenciais marcadas para Novembro próximo.

Zelaya regressou secretamente às Honduras na segunda-feira. A polícia hondurenha, que cerca a embaixada brasileira, usou gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar milhares de apoiantes do presidente deposto e dezenas deles foram detidos ou ficaram feridos.

O Brasil pediu ao Conselho de Segurança a convocação de uma sessão de emergência sobre as Honduras.

Ahmadinejad Aproxima-se dos Estados Unidos

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad disse que vai pedir clemência pelos três montanhistas americanos presos por terem entrado ilegalmente no Irão.

Ahmadinajed afirmou que ninguém pode interferir no sistema judiciário iraniano, mas que vai pedir que os tribunais expeditem o caso e que o apreciem com a máxima brandura.

Os três americanos estão presos no Irão desde Julho, quando entraram sem querer no país quando efectuavam montanhismo na região curdistã no norte do Iraque.

Embaixada Americana na África do Sul Continua Encerrada

A Embaixada dos Estados Unidos, Consulados e outras instalações na África do Sul encontram-se encerradas pelo segundo dia devido a uma ameaça contra a embaixada.

Funcionários americanos continuam a recusar revelar a natureza da ameaça que levou ao encerramento da embaixada, de três consulados e das instalações da USAID.

As instalações americanas vão continuar encerradas na quinta-feira, porque é o Dia da Herança, um feriado nacional na África do Sul.

Combates na Somália Matam Civis

Na capital da Somália, Mogadíscio, pelo menos oito pessoas morreram e 17 outras ficaram feridas em combates entre militantes islâmicos e forças governamentais.

Testemunhas disseram que os combates começaram no final de terça-feira quando rebeldes atacaram pelo menos um quartel da força de manutenção de paz africana na capital somali, presumindo-se que muitos dos mortos sejam civis.

O grupe rebelde islâmico al-Shabab e o seu aliado Hizbul Islam têm estado na ofensiva desde Maio pedindo por um aumento de ataques contra tropas governamentais e da União Africana.


Relacionados

XS
SM
MD
LG