Links de Acesso

Quénia : Acesso a Água Potável


A maioria das populações nas cidades quenianas não têm acesso a água potável, devido à deterioração da infra-estrutura e à corrupção.

Uma sondagem recente indica que menos de metade dos quenianos que vivem nas áreas urbanas tem acesso a água potável. Muitos quenianos enfrentam igualmente o racionamento da água. Os especialistas responsabilizam a situação a corrupção e ao aquecimento global.

Numa zona degradada da cidade de Nairobi milhares de pessoas compram água de 74 fontenários, e para tal tem de caminhar grandes distancias e transportar vasilhame pesado para obter água para as suas casas.

Na zona comercial da cidade de Nairobi, fornecedores de água privados começam a ser vistos nos edifícios dos escritórios por que podem passar dias sem água.

A maioria das casas da classe média recebe água apenas três ou quatro dias por semana, devido ao programa nacional de racionamento.

Um inquérito efectuado pela Transparência Internacional estima que apenas metade dos quenianos tem acesso a água potável, com vinte e cinco por cento a obter o líquido através de canalização, quer fontenários públicos ou nas suas casas.

Edward Kairu director de um grupo de desenvolvimento avalia que cerca de setenta por cento dos problemas são devidos a corrupção e a ineficiência do sistema de distribuição.

“Em algumas cidades como Nairobi, podemos estar a perder cerca de trinta por cento da água tratada, um volume muito elevado de água desperdiçada. Existem igualmente muitas ligações ilegais.”

A Transparência Internacional considera estas ligações ilegais como um factor que tem a sua origem na corrupção, já que mais de metade da água consumida para fins domésticos não é contabilizada com o governo a receber apenas vinte por cento das contas dos utilizadores.

Relacionados

XS
SM
MD
LG