Links de Acesso

As Últimas de Washington


NATO Propõe Parceria de Defesa à Rússia

A NATO propôs uma nova parceria à Rússia, afirmando que os dois devem trabalhar em conjunto sobre a defesa.

Falando sexta-feira em Bruxelas, o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, apelou por uma revisão conjunta dos desafios de segurança do século 21 e disse que a Rússia deve ser um parceiro na segurança europeia e internacional.

As relações entre a Rússia e a Europa Ocidental melhoraram depois da queda do governo comunista em Moscovo. Mas ficaram novamente tensas no ano passado quando a Rússia aumentou a sua influência sobre ex-países comunistas na Europa de Leste e enviou tropas para a Geórgia.

Putin e Medvedev Elogiam Obama

O primeiro-ministro russo Vladimir Putin afirmou que a decisão do presidente Barack Obama de abandonar os planos para a instalação de um sistema de defesa contra mísseis na Polónia e República Checa "é correcta e corajosa".

Putin acrescentou esperar que se seguirão outras medidas que ajudem a melhorar as relações entre Moscovo e Washington.

O presidente russo Dmitri Medvedev que se opôs fortemente ao sistema de defesa de mísseis na Europa Central, qualificou a decisão de Obama de responsável.

CIA Aponta Incertezas do Irão Sobre o Nuclear

O director da CIA afirmou que os dirigentes iranianos ainda não têm a certeza se vão prosseguir com o programa de armas nucleares.

Numa entrevista exclusiva à Voz da América, Leon Panetta indicou que o Irão está a trabalhar no sentido de desenvolver a energia nuclear e urânio de baixo teor, e que os dirigentes não terão decidido sobre a construção de uma bomba atómica.

Mitchell Busca a Paz no Médio Oriente

O enviado especial dos Estados Unidos ao Médio Oriente, George Mitchell, efectuou sexta-feira um vaivém entre Jerusalém e Ramallah, para encontros com líderes israelitas e palestinianos, num esforço tendente a alcançar-se um acordo de paz.

Elementos próximos do antigo senador democrata disseram que Mitchell se encontrou de manhã em Jerusalém com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, viajando de seguida para a vizinha cidade de Ramallah, na Margem Ocidental, para conversações com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas, após o que voltou a reunir com Netanyahu.

George Mitchell encontrou-se quinta-feira em Amã com o rei Abdullah da Jordânia, que disse que Israel não devia perder a oportunidade de fazer a paz com as nações árabes.

Tribunal Ouve Apelo de Suu Kyi

Um tribunal na Birmânia ouviu o apelo dos advogados da líder da oposição Aung San Suu Kyi contra a sua recente condenação criminal de mais 18 meses de prisão domiciliária.

As autoridades militares birmanesas recusaram um pedido de Suu Kyi para assistir a audiência no tribunal.

A laureada com o Prémio Nobel da Paz foi condenada no mês passado sob a acusação de violar os termos da sua prisão domiciliária ao autorizar que um americano permanecesse na sua casa dois dias, sem ter sido convidado para tal.

Relacionados

XS
SM
MD
LG