Links de Acesso

“Troyka” da SADC para o Zimbabué


Os 15 líderes da SADC terminaram uma cimeira de dois dias em Kinshasa, na República Democrática do Congo, tendo manifestado apoio pelos esforços para mediar confrontações políticas em vários países membros. A crise do Zimbabué foi delegada para uma comissão especial.

Líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral terminaram esta terça-feira uma cimeira expressando apoio para que seja posto fim à crise no Zimbabué e indicando que as restantes disputas no âmbito do governo de unidade nacional poderia ser analisada por um painel reduzido de chefes de Estado.

O Movimento Democrático para a Mudança, liderado pelo primeiro-ministro Morgan Tsvangirai tinha apelado para uma cimeira especial da SADC para analisar o que foi designado por centenas de violações do acordo de partilha de poder assinado no ano passado pela ZANU-PF, o partido do presidente Robert Mugabe.

Durante a cimeira, Tsvangirai admitiu perante os jornalistas que uma "troyka" para a Política, Defesa e Segurança tem capacidade para abordar a questão: "É muito importante sublinhar que a SADC está empenhada nesta questão. E, se três pessoas podem resolver a questão, porquê então convocar uma cimeira de 14 chefes de Estado para debater uma questão que é apenas para ser acompanhada? Eu estou completamente convencido que eles estão igualmente preocupados e que vão enfrentar a questão."

Mas, Morgan Tsvangirai adiantou que é urgente a concretização completa do acordo de partilha de poder: "O povo do Zimbabué quer ver estas questões pendentes resolvidas para que possam avançar para o futuro com esperança. O que tem vindo a acontecer é que estas questões têm vindo a arrastar-se e as pessoas começam a ter dúvidas. Nós não queremos que os zimbabueanos estejam em dúvida. Queremos que sintam que esta é a direcção que o país está a tomar. Querem reconstruir as suas vidas e querem começar de novo."

Os líderes da SADC manifestaram, também o seu apoio aos esforços de mediação relativamente a Madagáscar, Lesotho e da região do Kivu, no Leste do Congo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG