Ataque aéreo mata 90 pessoas
Entidades oficiais afegãs afirmam que um ataque aéreo da NATO destruiu um camião - cisterna ao norte do Afeganistão, matando cerca de 90 pessoas, muitas das quais, civis.
As entidades oficiais da Província de Kunduz, adiantaram, todavia, que a maioria das vítimas foram militantes talibãs.
As autoridades da NATO confirmaram ter ordenado o assalto aos militantes talibã que se tinham apoderado de duas viaturas - cisternas, estando apenas a investigar se o ataque teria atingido também populações civis dos arredores.
Autoridades locais em Kunduz confirmam que os talibãs tinham desviado os referidos camiões-cisternas conduzindo-os para uma aldeia, no Distrito de Aliabad, perto da fronteira norte do Afeganistão com o Tajiquistão.
Na quinta-feira, o Secretario de Defesa americano, Robert Gates, disse acreditar que seja possível ganhar esta guerra, no contexto da estratégia militar do Presidente Obama, que necessita de apenas um pouco mais de tempo para dar os seus resultados.
Confrontos étnicos provocam cinco mortos
Morreram cinco pessoas e pelo menos 14 ficaram feridas esta semana em novos confrontos étnicos em Urumqi, na região autónoma de Xinjiang, entre a maioria uigure e a minoria han, revelou, após mais um dia de protestos, o vice-presidente da câmara de Urumqi, no noroeste da China.
O anúncio surgiu depois de o Governo chinês ter emitido uma proibição a todas as manifestações e protestos não autorizados em Urumqi, onde a maioria da população é da etnia han.
Os muçulmanos e turcomanos uigures, minoria em Urumqi mas maioria na China, são acusados pelos han de ataques com seringas hipodérmicas contra elementos da sua etnia na semana passada, protestando por mais segurança.
Coreia do Norte enriquece urânio
A Coreia do Norte afirma estar na fase final do enriquecimento do urânio, o que poderá levar Pyongyang mais próximo do fabrico de uma arma nuclear.
A agencia noticiosa oficial norte coreana disse num comunicado que os testes para o enriquecimento do urânio chegaram com êxito a ultima fase experimental.
O comunicado adiantou que a Coreia do Norte está igualmente preparada tanto para as sanções como para o diálogo com os países que tentam impedir Pyonyang a obter uma arma nuclear.
Pyongyang adverte que vai intensificar os seus esforços nesse sentido, se os membros permanentes do Conselho de Segurança, os Estados Unidos, a Rússia, a Grã-Bretanha, a França, a China, e mais a Alemanha tentarem impor mais sanções antes da realização de novas negociações sobre a questão.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul considerou a postura de Pyongyang de muito lamentável, prometendo que iria assumir uma posição enérgica em conformidade com as acções do regime norte-coreano.
Stephen Bosworth, enviado especial americano na Coreia do Norte, expressou igualmente a preocupação sobre as actividades nucleares norte-coreanas.
Madagáscar – Militares rejeitam apelos
Os militares em Madagáscar rejeitaram os apelos de grupos oposicionistas para chefiarem o governo de transição do país.
Num comunicado emitido esta sexta-feira, o chefe da polícia militar malgaxe, disse que recusava por os militares numa posição de autoridade, exortando os políticos para continuarem a trabalhar no sentido de encontrarem uma solução da crise política que enfrenta o país.