Links de Acesso

Gabão: Resultados Finais Aguardados Na Quarta-feira


No Gabão são três os candidatos que sustentam aguardar serem declarados vencedores quando a contagem dos votos de domingo for concluída. Os resultados finais são alias aguardados para amanhã, quarta-feira.

O presidente da comissão eleitoral Rene Ella indicou que vai receber os candidatos antes de validar os resultados.

Ella refere que elementos do partido governamental, e os partidos da oposição bem como outras entidades do governo, responsáveis pelos aspectos técnicos do sufrágio e ainda representantes dos candidatos independentes vão examinar os resultados validados por cada uma das quase três mil secções de voto.

Três dos candidatos já indicaram saber os resultados: que venceram.

O antigo ministro da Defesa Ali Bem Bongo, o líder oposicionista Pierre Mamboundou e o antigo ministro do Interior Andre Obame declaram ter vencido.

Mamboundou sublinha não existir a possibilidade do filho do antigo presidente poder ser eleito, pois partilha a responsabilidade pelo que classifica de abusos do anterior governo.

Obame indica ter vencido com 55 por cento dos sufrágios e aguardar que a comissão eleitoral o anuncie oficialmente como vencedor.

A presidente interina Rose Rogombe apelou a todos para que se mantenham calmos.

Refere ela ser importante que as pessoas mantenham a paz no país e não sejam manipuladas pelos candidatos que perderem que podem apelar a descerem as ruas para protestar.

As forças de segurança aumentaram o número de patrulhas na capital, em antecipação do anúncio do vencedor.

Resultados iniciais provenientes de mais de 300 observadores eleitorais referem que o sufrágio pareceu ser livre e honesto com algumas secções de voto a manterem-se abertas até mais tarde por não terem aberto a tempo.

A grande questão que rodeia a realização do sufrágio reside no improvável número de eleitores registados, como adianta o director regional para África da Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais.

Destaca este especialista que sendo 40 da população tem menos de 15 anos de idade e que sendo a idade para votar de 21, numa população de milhão e meio, é impossível de todos existirem 800 mil eleitores registados.

Com cerca de duas dezenas de candidatos a fazer campanha para a presidência, ser este o maior passo em frente para o Gabão no sentido de uma ampla democracia multipartidária.

Mas o especialista da Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais sublinha que a liberdade de concorrer não assegura um sufrágio honesto.

“Olhando para o numero dos candidatos pode-se dizer que ao menos algumas pessoas podem concorrer. Isso não significa que os responsáveis pelas eleições não o fizerem de um modo honesto para representar a vontade popular.”

As fronteiras terrestres e marítimas do Gabão permanecem encerradas até a meia-noite de quinta-feira.

Relacionados

XS
SM
MD
LG