Links de Acesso

As Últimas de Washington


No Japão o Partido Democrático da oposição iniciou contactos para a formação de um novo governo. Resultados indicam que o partido venceu por esmagadora maioria as eleições de Domingo.

Sondagens dos meios de informação afirmam que os Democratas venceram 300 dos 480 lugares na Câmara dos Representantes. A confirmar-se isso significará o fim da dominação de mais de 50 anos praticamente sem interrupção do Partido Liberal Democrático.

O primeiro-ministro Taro Aso concedeu a derrota afirmando que se vai demitir da liderança do partido.

O líder do Partido Democrático Yukio Hatoyama deverá ser o próximo chefe do governo japonês.

Os resultados oficiais são anunciados Segunda-feira.


Irão: Parlamentares Questionam Escolhas para o Governo

Alguns legisladores iranianos disseram ter dúvidas quanto à escolha do presidente Mahmoud Ahmadinejad para certas pastas governamentais.

O parlamento iraniano iniciou Domingo uma sessão de três dias para discutir as escolhas para as 21 pastas do governo. Alguns membros do parlamento disseram que alguns dos nomeados não têm experiencia relevante para as pastas que irão liderar.

Alguns críticos conservadores afirmam que o presidente Ahmadinejadad está a escolher pessoas com base na lealdade à sua pessoa.

Os meios de informação iranianos disseram que o parlamento vai votar sobre as nomeações na Quarta-feira.

Ahmadinejad foi reeleito em controversas eleições em Junho que resultaram em manifestações e na subsequente prisão de milhares de pessoas.

Paquistão: Ataque Suicida Mata Recrutas da Polícia

Entidades oficiais paquistanesas disseram que pelo menos 16 recrutas policiais foram mortos num ataque suicida no vale de Swat. Foi o ataque mais mortífero desde que os militares disseram ter assumido controlo da área dos militantes Taliban.

As autoridades disseram que o ataque suicida se deu Domingo em Mingora no noroeste daquele vale quando cerca de 70 recrutas efectuavam treinos perto de uma esquadra da polícia.

O ataque deu-se um dia após as autoridades militares paquistanesas terem anunciado a destruição de um campo de treino para bombistas suicidas no Vale de Swat.

Seis militantes foram mortos nessa operação e vários outros feridos.

Aumentam Alegações de Fraude nas Eleições Afegãs

Observadores independentes das eleições afegãs disseram que as alegações de fraudes mais do que duplicaram nos últimos dois dias e que investigadores estão agora a examinar mais de 550 incidentes.

As investigações poderão atrasar o processo de contagem de votos.

A contagem de um terço das mesas de voto indicam que o presidente Hamid Karzai tem 46 por cento dos votos enquanto o seu mais directo rival, Abdullah Abdullah, tem 31 por cento.

Um candidato precisa de obter 50 por cento das votos caso contrário haverá uma segunda volta.

Autoridades Israelitas Acusam Olmert de Corrupção

Em Israel procuradores indiciaram o antigo o primeiro-ministro Ehud Olmert em três casos de corrupção. Olmert torna-se assim no primeiro ex primeiro-ministro israelita a fazer face a acusações criminais.

Os procuradores entregaram as acusações formais a um tribunal em Jerusalém Domingo. Olmert é acusado de fraude, falsificação de documentos e abuso de confiança.

As acusações estão relacionadas com três casos em que Olmert é acusado de corrupção quando era presidente da câmara de Jerusalém e membro do governo antes de se tornar primeiro-minsitro em 2006.

Os casos envolvem alegações que Olmert aceitou ilegalmente envelopes com dinheiro de um empresário americano e que duplicou as facturas de despesas por viagens apresentadas ao governo. Olmert é também acusado de dar tratamento preferencial a uma companhia de investimento administrada por um amigo.

Olmert demitiu-se o ano passado depois das alegações terem sido feitas mas negou ter violado a lei e continuou como primeiro-ministro interino até Março deste ano.


Gaboneses Escolhem Novo Presidente

No Gabão os eleitores foram Domingo às urnas para escolher um novo líder que vai substituir Omar Bongo que morreu em Junho após 41 anos de poder.

Testemunhas disseram que na capital Libreville, algumas mesas de voto abriram tardiamente mas que na totalidade a votação decorreu sem incidentes.

Alguns candidatos expressaram receios de fraude afirmando que a lista de eleitores foi inflacionada.

Dezoito candidatos concorreram às eleições sendo o candidato do partido no poder Ali Bem Bongo, filho do falecido presidente, o favorito.

Os seus três principais rivais são o antigo ministro das minas, Casimir Oye Mba, o líder da oposição Pierre Mamboundou e o antigo ministro do interior Andre Mba Obame.

A posição de Obame foi fortalecida na Sexta-feira quando cinco candidatos decidiram abandonar a corrida e declararam o seu apoio a Obame.

Chenney Critica Investigação à CIA

O antigo vice presidente dos Estados Unidos Dick Cheney disse que o departamento de justiça actuou por motivos políticos quando decidiu investigar se elementos da CIA violaram a lei ao interrogar suspeitos terroristas.

Cheney disse numa entrevista a uma estação de televisão que ao investigar o pessoal da CIA o procurador Geral Eric Holder esta a criar o que chamou de um "precedente terrível".

Isso, disse o antigo vice-presidente , vai afectar negativamente a capacidade a longo prazo dos estados unidos de levar a pessoas a assumirem tarefas difíceis.

Suspeitos terroristas disseram ter sido vítimas de abusos durante a administração Bush.

O senador Democrata John Kerrey rejeitou as acusações de Cheney afirmando que o antigo vice-presidente tinha demonstrado total desrespeito para com a constituição e com a lei.

XS
SM
MD
LG