Links de Acesso

Últimas de Washington


Os Estados Unidos preparam-se para as cerimónias fúnebres do senador democrata Edward Kennedy falecido na terça-feira com 77 anos de idade vitimado por um cancro no cérebro.

Membros da família participam hoje numa missa particular na residência do senador em Hyannis Port no estado de Massachusetts.

Os restos mortais de Kennedy serão depois transportados para Boston, para a biblioteca e museu do seu irmão o antigo presidente John F. Kennedy, onde permanecerá em câmara ardente.

Milhares de pessoas deverão prestar a derradeira homenagem ao senador Kennedy desfilando junto ao seu caixão.

No sábado de manhã os restos mortais serão levados para a Basilica de Boston onde será rezada missa por alma de Edward Kennedy. Na ocasião o presidente americano Barack Obama fará o elogio fúnebre daquele influente político democrata.

Durante a tarde de sábado Kennedy será enterrado no cemitério nacional de Arlington perto de Washington.

Paquistão: ataque suicida mata 18 pessoas


No Paquistão um atentado suicida no noroeste do país matou hoje pelo menos 18 pessoas. O ataque verificou-se na região de Khyber junto à fronteira afegã.

Por outro lado, os serviços secretos paquistaneses afirmaram que supostos mísseis americanos mataram hoje 6 militantes islâmicos na região tribal do Waziristão do Sul.

No dia anterior entidades militares paquistanesas tinham afirmado que os seus helicanhões tinham atacado alvos dos talibãs naquela mesma região ao longo da fronteira com o Afeganistão.

Na terça-feira os talibãs paquistaneses anunciaram que o seu líder Baitullah Mehsud morreu no domingo passado em consequência dos ferimentos recebidos durante um ataque americano no dia 5 de Agosto.

Iraque: série de atentados em Bagdad


No Iraque, uma série de atentados com carros armadilhados contra forças de segurança mataram 1 pessoa e feriram pelo menos outras 11.

Os ataques verificaram-se no momento em que as tropas iraquianas apertam as medidas de segurança junto a mesquitas e sedes de partidos antes do funeral do proeminente líder chiita Abdul Aziz al-Akim.

Muitos milhares de pessoas são esperados na capital para o seu funeral no fim desta semana antes do enterro daquele líder religioso na cidade de Najaf.

Madagáscar: conversações em Maputo permanecem em impasse


Em Moçambique, prosseguiram pelo terceiro dia consecutivo as conversações entre os líderes rivais de Madagáscar sem que se tenha chegado a acordo acerca de quem vai chefiar o governo de transição.

Os medianeiros afirmaram que uma proposta para permitir que o actual líder Andry Rajoelina fosse nomeado presidente interino foi rejeitada pela delegação representando o presidente deposto Marc Ravalomanana.

Os apoiantes de Ravalomanana afirmam que não podem aceitar legitimar Rajoelina que consideram como sendo o autor de uma mudança anti-constitucional.

Darfur: situação parece acalmar


O comandante cessante da força internacional de manutenção da paz na província de Darfur no Sudão afirmou que a região já não parece estar num estado de guerra.

Martin Luther Agwai afirmou que Darfur ainda tem problemas de segurança mas salientou que a situação de guerra total já foi ultrapassada.

Acrescentou que a maior parte dos grupos rebelde em Darfur se fragmentaram e que já não têm força para levar a cabo acções de combate.

Nigéria: banqueira entrega-se à polícia


Na Nigéria uma das principais responsáveis bancárias, procurada por alegadas fraudes, decidiu entregar-se à polícia.

Cecilia Ibru a antiga presidente do Oceanic Bank entregou-se na quarta-feira à comissão de luta contra a corrupção.

Entretanto Erastus Akingbola, outro banqueiro acusado das mesmas fraudes, continua a monte.

Ibru e Akingbola foram demitidos há duas semanas quando o governo interveio para salvar da bancarrota 5 bancos nigerianos.

XS
SM
MD
LG