Links de Acesso

Últimas de Washington


No Afeganistão, 3 candidatos às eleições presidenciais desta semana realizaram o seu primeiro debate.

O presidente Hamid Karzai, o antigo ministro das finanças Ashraf Ghani e o antigo ministro do planeamento participaram no debate transmitido pela rádio para todo o país.

A Rádio Europa Livre financiada pelo governo americano foi a moderadora do debate presidencial afegão.


Enviado americano louva militares paquistaneses


O enviado especial americano Richard Holbrooke encontra-se no Paquistão onde louvou os recentes esforços dos militares paquistaneses contra os combatentes talibãs.

Holbrooke afirmou que o exército paquistanês conseguiu vitórias frente aos talibãs e que a situação naquele país era agora muito melhor do que há alguns meses atrás.

O governo americano desde há muito que aponta para as regiões tribais paquistanesas dominadas pelos talibãs como sendo a principal causa da instabilidade no vizinho Afeganistão.

Governo iraniano vai julgar mais dissidentes

O governo iraniano decidiu levar a julgamento mais 28 pessoas que se encontram detidas acusadas de envolvimento nos incidentes que se seguiram às eleições presidenciais de Junho.

Por outro lado, o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad anunciou hoje a nomeação de três ministras, uma medida inédita desde 1979.

O anúncio de hoje aparenta ser uma tentativa do Presidente Mahmud Ahmadinejad de colher o apoio de mulheres iranianas e aplacar as críticas após as eleições presidenciais de 12 de Junho, consideradas fraudulentas pela oposição.

Adiado recenseamento no Iraque


O ministro do planeamento do Iraque afirmou que o primeiro recenseamento dos últimos 20 anos no país será adiado por tempo indeterminado por causa das tensões étnicas.

Ali Baban afirmou que o governo tem a capacidade técnica para levar a cabo o recenseamento mas teme que o mesmo possa inflamar a tensão nas zonas do norte do Iraque reivindicadas tanto por árabes como por curdos.

Entidades oficiais iraquianas deram a entender que o recenseamento poderá realizar-se em Abril ou Outubro de 2010.

Birmânia: senador americano apela para libertação de Suu Kyi

O senador americano Jim Webb afirmou que apelou ao líder militar da Birmânia para que libertasse a líder da oposição Aung San Suu Kyi durante uma rara deslocação de um legislador americano aquele país asiático.

Aquele legislador americano pediu ao general Than Shwe que a libertasse da prisão domiciliária e permitisse a sua participação nas eleiões do próximo ano.

Webb fez tal declaração na capital tailandesa depois da sua visita à Birmânia onde conseguiu a libertação de um cidadão americano que tinha sido detido na sequência de contactos não autorizados com a líder da oposição birmanesa.

Webb agradeceu ao governo birmanês a libertação de John Yettaw que tinha sido condenado recentemente a 7 anos de prisão.

Nigéria: polícia faz rusga a militantes islâmicos


Na Nigéria, a polícia fez uma rusga num campo de militantes islâmicos na região ocidental do país levando os seus residentes para um local sob o controlo do governo.

A acção contra o campo da seita Darul Islam foi levada a cabo por mais de mil e 500 polícias e não se verificaram confrontos.

Estas detenções verificam-se duas semanas depois do levantamento da seita radical islâmica Boko Haram no nordeste da Nigéria.

Mais de 700 pessoas morreram nessa ocasião nos confrontos entre a polícia e elementos da seita.

Somália: cadáveres de piratas dão à costa

Os cadáveres de 7 supostos piratas somalis mortos por pescadores egípcios deram à costa na Somália.
Os corpos foram ontem encontrados na costa central da Somália dois dias depois de os pescadores terem conseguido libertar-se dos piratas que mantinham cativos os seus dois barcos desde Abril.

Os 34 pescadores dirigem-se agora para o Egipto levando a bordo outros 8 dos seus antigos captores.

Incêndios florestais devastam Califórnia


Aqui nos Estados Unidos, as autoridades da Califórnia estão a apelar aos residentes para que cumpram com as ordens de evacuação enquanto milhares de bombeiros tentam conter incêndios florestais em várias regiões do estado.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger deslocou-se entretanto às zonas mais afectadas nas montanhas de Santa Cruz.

Só naquela região os incêndios já queimaram mais de 3 mil hectares de floresta.


XS
SM
MD
LG