Links de Acesso

Hillary Termina Périplo Africano em Cabo Verde


A Secretária de Estado norte-americana concluiu em Cabo Verde um périplo por sete países africanos, marcado por mensagens de apoio, mas também por alertas que trouxeram um novo tom às relações entre Washington e África.

Na conferência de imprensa acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que encerrou o périplo pelo continente iniciado a 5 de Agosto, no Quénia, Hillary Clinton apresentou aquele arquipélago atlântico como exemplo a seguir por África.

Mas, coube, entretanto, ao primeiro-ministro cabo-verdiano, a tarefa de apresentar a governante americana, aos jornalistas estrangeiros e consequentemente ao mundo, o país considerado modelo de democracia e de boa governação em África.

Usando da palavra, Hillary Clinton justificou perante as evidências do nível do desenvolvimento, da boa governação e da transparência atingida por Cabo Verde as razões do seu périplo de nove dias por sete países da África Sub-Sahariana terminar justamente em Cabo Verde, segundo ela para mostrar aos outros países o quanto a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação.

A chefe da diplomacia norte-americana afirmou que, antes de chegar a África, enumerou os aspectos positivos e negativos de cada país e concluiu que Cabo Verde é um dos pouco que tem mais pontos positivos do que negativos.

Hillary Clinton prometeu ainda, em Cabo Verde, mais apoio dos EUA no combate ao tráfico de drogas, de armas e de pessoas e deixou claro, nesse aspecto em particular, o quanto a Guiné-Bissau suscita preocupações acrescidas a Washington.

XS
SM
MD
LG