Hillary Clinton Apoia Presidente da Libéria
A secretária de Estado Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos continuarão a apoiar a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, que uma comissão para a reconciliação e verdade recomendou que ela seja impedida de exercer futuros cargos públicos, devido ao seu apoio nos anos 90 ao então líder rebelde Charles Taylor, a ser julgado em Haia por alegados crimes de guerra
Falando em Monróvia, Clinton disse que os Estados Unidos pensam que a Libéria está no rumo certo sob a liderança de Sirleaf.
A Libéria, que foi fundada por escravos americanos libertos, mantém historicamente laços estreitos com os Estados Unidos.
Hillary Clinton termina sexta-feira a sua digressão de 11 dias a África com uma estada de algumas horas em Cabo Verde, concretamente na Ilha do Sal.
Senador Americano Visita Birmânia
O senador democrata da Virgínia, Jim Webb, chega a Birmânia no final da semana onde se vai encontrar com os líderes militares do país.
A visita de Webb a Birmânia acontece pouco depois da líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi ter sido condenada a mais 18 meses de prisão domiciliária por ter permitido que um intruso americano pernoitasse em sua casa em Maio último.
Jim Webb, um veterano da Guerra do Vietname, está a efectuar uma digressão por quatro países da Ásia, na qualidade de presidente do subcomité dos Assuntos do Extremo Oriente e Pacifico, da comissão de Relações Externas do Senado.
Candidatos Pedem Adiamento das Presidenciais no Gabão
No Gabão, um grupo de candidatos da oposição propôs o adiamento das eleições presidenciais marcadas para o dia n30 de Agosto próximo.
Os 11 candidatos afirmaram estar preocupados com alegados problemas relacionados com listas de eleitores e outras irregularidades eleitorais.
As eleições destinam-se a encontrar o sucessor do presidente Omar Bongo, que morreu em Junho passado depois de ter dirigido os destinos do Gabão durante mais de 40 anos.
As eleições contam com 23 candidatos, incluindo o filho do falecido presidente, o ministro da Defesa, Ali Ben Bongo. O Gabão tem presentemente um presidente interino, a antiga líder parlamentar Francine Rose Rogombe.
Milícias
Atacam Cidade no Leste do Congo
Indivíduos armados atacaram a cidade de Mpama, no leste do Congo-Kinshasa, matando pelo menos 16 pessoas e ferindo dezenas de outras.
Mpama, na província do Kivu do Norte, tem 16 mil habitantes, muitos dos quais trabalham numa mina de estanho próxima.
As autoridades congolesas suspeitam que o ataque foi obra de uma nova milícia Mai Mai com possíveis ligações a um grupo rebelde hutu ruandês baseado na área.
Rebeldes e milícias no leste do Congo procuram muitas vezes obter o controlo de áreas mineiras para financiarem as suas operações.
Geólogo Escocês Morto no Quénia
A polícia queniana informou que um conhecido perito escocês de pedras preciosas foi morto por uma turba armada com catanas, lanças e paus.
As autoridades disseram que um grupo de 20 pessoas emboscou o geólogo Campbell Bridges perto da cidade de Voi, no sul do Quénia, onde Bridges era dono de várias minas de pedras preciosas.
A polícia disse que o ataque mortal terá sido consequência de uma disputa com locais sobre direitos mineiros.
Campbell Bridges, que tinha 71 anos de idade, descobriu em 1967 a Tsavorite, uma pedra preciosa de um verde vivo da família das granadas.
Exército Paquistanês Persegue Militantes Talibã
Tropas paquistanesas estão a atacar suspeitos militantes Talibãs no noroeste do país, um dia depois de rebeldes terem atacado uma milícia tribal pró-governamental.
Oficiais militares paquistaneses disseram que helicanhões bombardearam base de rebeldes afiliados com o líder talibã paquistanês Baitullah Mehsud nas regiões tribais de Kurram e Orakzai, matando pelo menos 12 militantes.
Baitullah Mehsud terá sido morto na semana passada num suspeito ataque com mísseis disparados de uma aeronave americana não tripulada.
Atentados no Afeganistão Matam Civis
A explosão de duas bombas no sul do Afeganistão matou pelo menos 14 civis enquanto aumentam os ataques de militantes nas vésperas das eleições presidenciais.
Estes actos violentos ocorrem numa altura em que "Marines" americanos e soldados afegãos efectuam uma ofensiva contra militantes Talibã destinada a garantir a segurança do sul do país, em antecipação as eleições presidenciais.