Links de Acesso

Na Libéria: Clinton Declara Apoio a Sirleaf


A secretária de estado Americana Hillary Clinton deu hoje o seu apoio à presidente Ellen Johson Sirleaf da Libéria cuja comissão de verdade e reconciliação recomendou a proibição da chefe de estado se candidatar a qualquer posição governamental.

A comissão de Verdade e Reconciliação da Libéria afirma que a Presidente Sirleaf deve ser excluída de qualquer posição política devido ao apoio que deu nos anos de 1990 ao então dirigente rebelde Charles Taylor.

As recomendações da comissão não têm força de lei mas legisladores que apoiam a decisão estão a preparar-se para introduzir essas recomendações na assembleia nacional.

Falando a jornalistas após uma reunião com Sirleaf, Clinton confirmou que o seu encontro podia ser interpretado como um sinal de apoio à presidente liberiana.

"Estudamos tudo aquilo que Sirleaf trouxe à presidência, aquilo que ela fez nesse posto, os sucessos do governo que lidera e decidimos apoia-la," disse a chefe da diplomacia americana.

"Vamos continuar a apoia-la porque pensamos que a Libéria está no caminho certo apesar desse caminho ser difícil", acrescentou.

A secretária de estado disse que a administração Obama vai continuar os esforços da Libéria para reduzir a corrupção e melhorar o processo eleitoral antes das eleições nacionais de 2011.

A presidente Sirleaf disse que os liberianos estão agradecidos pela parceria e profunda amizade entre os dois países e pelo apoio de Clinton.

"Queremos continuar a respeitar a nossa parte do acordo, nomeadamente fazer avançar a Libéria, ter uma sociedade aberta, a democracia, responsabilização e transparência, desenvolvendo o nosso país através do uso correcto dos nossos recursos naturais" disse a diriente liberiana acrescentando querer "também ter o apoio dela e dos Estados Unidos nesse nosso trabalho".

A presidente Sirleaf disse que o seu apoio inicial ao então líder rebelde Charles Taylor não era nada de extraordinário. A maior parte dos grupos da sociedade civil e oponentes do então presidente Samuel Doe apoiaram a rebelião de Taylor no seu início e, como aconteceu com a presidente, distanciaram se da Frente Patriótica Nacional de Taylor quando as atrocidades contra civis começaram a ocorrer.

Tanto Clinton como Sirleaf foram repetidamente interrogadas sobre as recomendações da Comissão de Verdade e Reconciliação. Nenhuma delas respondeu directamente à questão. Hillary Clinton disse acreditar que líder liberiana deve ser julgada de acordo com aquilo que já conseguiu.

"Eu olho para aquilo que a presidente Sirleaf fez nos últimos três anos e vejo uma dirigente com muito sucesso, dedicada à melhoria das condições do povo liberiano, que tem sido consistente na sua liderança na resolução dos problemas a que a Libéria faz face para que os liberianos possam ter um futuro pacífico com prosperidade e oportunidades," disse Clinton.

A deslocação à Liberia foi a sexta etapa no périplo por África que levou já a secretaria de estado amei cana ao Quénia, África do Sul, Angola, Republica Democrática do Congo e Nigéria. A viagem por África termina Sexta-feira em Cabo Verde.

Relacionados

XS
SM
MD
LG