Links de Acesso

As Últimas de Washington


Suu Kyi Condenada Uma Vez Mais

O regime militar da Birmânia condenou a líder da oposição Aung San Suu Kyi a cumprir mais 18 meses de prisão domiciliária por violar uma lei de segurança interna.

A condenação ira impedir que Suu Kyi participe nas eleições do próximo ano se cumprir toda a sentença.

Um tribunal de Rangum sentenciou inicialmente a galardoada com o Prémio Nobel da Paz a três anos de prisão com trabalhos forçados, por ter autorizado um americano a pernoitar na sua casa em Maio quando ela se encontrava sob prisão domiciliária.

Comunidade Internacional Reage a Condenação de Suu Kyi

Entretanto, a comunidade internacional reagiu com ultraje a condenação de Aung San Suu Kyi.

Falando em Goma, na República Democrática do Congo, a secretária de Estado Hillary Clinton disse que a líder da democracia birmanesa não devia ter sido condenada e pediu ao governo militar da Birmânia para a libertar da prisão domiciliária.

Numa reacção também a condenação de Suu Kyi, a presidência rotativa da União Europeia, actualmente na posse da Suécia, prometeu futuras sanções contra o regime militar da Birmânia.

Prémio Nobel Pede Novas Eleições no Irão

A laureada iraniana com o Prémio Nobel de Paz, Shirin Ebadi, reiterou o seu apelo para novas eleições no Irão, desta feita, sob a supervisão das Nações Unidas.

Ebadi disse que novas eleições presidenciais, supervisionadas pelas Nações Unidas, poderiam ajudar a por cobro a violência que irrompeu no rescaldo da reeleição do presidente Ahmadinejad, no dia 12 de Junho passado.

Entretanto, um aliado do derrotado candidato presidencial, Mir Hossein Moussavi, disse que 69 pessoas morreram durante as manifestações de protesto contra a reeleição do presidente Ahmadinejad, baseando-se em informações das famílias das vítimas, enquanto, por sua vez, o governo iraniano afirma que o número de mortos não teria ultrapassado a casa dos 30.

Míssil Mata Militantes no Paquistão

As entidades oficiais paquistanesas afirmam que um suspeito míssil americano teria morto pelo menos 10 pessoas na zona do Vaziristão do Sul.

A fonte adianta que um ataque de um avião, aparentemente não pilotado, teria alvejado terça-feira, um suspeito acampamento de militantes a noroeste da área tribal, na vizinhança da fronteira com o Afeganistão.

Um ataque ocorrido na mesma região a semana passada teria, alegadamente, causado a morte do líder talibã paquistanês, Baitullah Mehsud.

Normal 0 false false false EN-US ZH-CN X-NONE MicrosoftInternetExplorer4


Relacionados

XS
SM
MD
LG