Links de Acesso

Guadalajara: Reactivar as economias


O presidente dos Estados Unidos e o seu homologo mexicano encontraram-se com o primeiro-ministro canadiano após Obama e Calderon não terem conseguido qualquer progresso nos temas de trocas comerciais e dos direitos humanos.

Fontes da Casa Branca descreveram o encontro entre Obama e Calderon como tendo sido cordial, com o presidente norte-americano a manifestar forte apoio as iniciativas de Calderon no combate aos cartéis da droga.

Calderon por seu lado indicou que os Estados Unidos devem enviar urgentemente para o México a verba prometida de meio bilião e meio de dólares para combate ao crime organizado.

Cem milhões de dólares encontram-se congelados por que alguns congressistas estão preocupados com os alegados abusos dos direitos humanos cometidos pelo exército mexicano.

O conselheiro de segurança nacional, o general James Jones indicou que Washington vai continuar a cooperar com o governo mexicano no combate aos cartéis da droga.

‘O governo de Calderon tem agido corajosamente face aos cartéis e penso que devemos fazer todo o possível para ajudar o nosso vizinho e parceiro para que tenha êxito na sua actividade.’

A preocupação sobre o já antecipado ressurgimento no final do ano, da gripe suína também conhecida por gripe A no continente norte-americano vai constituir um dos principais temas da cimeira de Guadalajara, como sublinhou o adjunto para o conselho de segurança nacional para o Contra Terrorismo e a Segurança Interna, John Brennan, adiantou que os três dirigentes estão preparados para avançar no domínio da cooperação.

‘O que o presidente Obama vai fazer na cimeira reside em trabalhar com o presidente Calderon e o primeiro-ministro Harper que estamos a cooperar na resolução do desafio e assegurar que os departamentos de saúde e as autoridades estão a trabalhar em conjunto.’

Com grande destaque na agenda de Guadalajara encontram-se as iniciativas para re activar as respectivas economias.

Relacionados

XS
SM
MD
LG