Links de Acesso

Hillary Domingo em Luanda


A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, é esperada este domingo em Luanda para conversações com as autoridades angolanas, nomeadamente com o presidente José Eduardo dos Santos com que se irá reunir na segunda-feira.No sábado, Hillary Clinton, manteve conversações com o presidente Jacob Zuma, da África do Sul, numa iniciativa destinada a melhorar as relações entre os dois países.

Clinton e Zuma reuniram-se, na cidade costeira de Durban. Hillary Clinton disse que o presidente Barack Obama está interessado em estabelecer uma nova era de cooperação entre os EUA e a África do Sul. A Secretária de Estado terá também pressionado Zuma relativamente ao Zimbabué.

Na sexta-feira, Hillary Clinton disse que a África do Sul pode encorajar o presidente Robert Mugabe, do Zimbabué, a cumprir o acordo de partilha de poder com o primeiro-ministro Morgan Tsavangirai. O governo sul-africano tem sido um aliado de Mugabe, tendo mostrado relutância em pressionar abertamente o governo de Harare, apesar de milhões de zimbabueanos procurarem refúgio na África do Sul, á procura de comida e de trabalho.

Hillary reuniu-se também com o antigo presidente Nelson Mandela, afirmando que a sua vida é um modelo de inspiração para muita gente.


XS
SM
MD
LG