Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama Fez 48 Anos

O presidente Barack Obama surpreendeu os jornalistas, hoje, dia do seu aniversário, cantando os "Parabéns a Você", não em sua honra, mas de uma veterana correspondente da Casa Branca, que faz anos no mesmo dia.

Obama ofereceu a Helen Thomas um bolo de aniversário por ocasião dos seus 89 anos. Thomas cobre a Casa Branca há décadas, tendo começado com o presidente John Kennedy em 1961.

O presidente Obama, que fez 48 anos, passou parte do dia com senadores democratas a discutir a reforma de saúde e assuntos económicos.

Global Witness Acusa Sonangol de Corrupção

Um grupo anti-corrupção disse que os accionistas de uma companhia angolana de petróleos licitando por lucrativos direitos petrolíferos teem os mesmos nomes de destacados funcionários do governo de Angola.

O presidente da Global Witness, sedeada em Londres, disse que a lista de accionistas da SHA (Sociedade de Hidrocarbonetos de Angola), publicada em 2007, inclui os nomes de Manuel Domingos Vicente, presidente da companhia estatal angolana Sonangol, de um destacado conselheiro presidencial e de um antigo ministro das Finanças.

Diarmid O'Sullivan, da Global Witness, disse que se os accionistas em questão, são de facto, funcionários governamentais, então deve assumir-se que a Sonangol está a abusar do seu poder para ajudar uma companhia, cujos donos incluem o próprio presidente da Sonangol.

A Sonangol regula a industria petrolífera de Angola e concede licenças de exploração de petróleo as companhias.

Bill Clinton Desloca-se a Coreia do Norte

O antigo presidente americano Bill Clinton encontrou-se em Pyongyang com o líder norte-coreano Kim Jong Il numa missão para negociar a libertação de duas jornalistas americanas.

Os média norte-coreanos controlados pelo Estado disseram que Bill Clinton passou uma mensagem verbal do presidente Barack Obama a Kim Jong Il, mas a Casa Branca negou que o antigo presidente tenha sido portador de uma mensagem de Obama ao líder norte-coreano.

A administração Obama informou que não fará quaisquer comentários públicos durante a visita de Bill Clinton, que chama de uma "missão totalmente privada para garantir a libertação de duas americanas".

Euna Lee e Laura Ling encontram-se detidas desde Março por terem entrado ilegalmente na Coreia do Norte através da fronteira chinesa, tendo em Junho sido condenadas a 12 anos de trabalhos forçados.

Oposição No Irão Promete Protestos

No Irão, o candidato presidencial reformista derrotado Mehdi Karroubi afirmou que os protestos vão continuar enquanto o presidente Ahmadinejad se prepara para tomar posse do seu segundo mandato.

Numa entrevista ao jornal espanhol "El Pais", Karroubi afirma que ele e a principal figura da oposição Mir Hossein Moussavi nunca irão trabalhar com o governo de Ahmadinejad.

Os dois candidatos presidenciais estiveram notavelmente ausentes na segunda-feira na cerimónia onde o líder supremo iraniano Ali Khamenei sancionou o segundo mandato presidencial de Ahmadinejad.

Irão Interroga Turistas Americanos

Um funcionário iraniano revelou que as autoridades estão a interrogar três americanos detidos na sexta-feira sob a acusação de terem entrado no Irão sem permissão a partir do Iraque.

A agência semi-oficial iraniana FARS cita o vice-governador da província do Kordestão como tendo dito que os três americanos não confessaram qualquer crime.

A televisão iraniana descreveu os três americanos como espiões. A secretária de Estado, Hillary Clinton, disse que os Estados Unidos estão a trabalhar através da Embaixada Suíça em Teerão (que representa os interesses americanos no Irão) para obter informações sobre os três turistas.

Ataque Com Roquetes a Cabul

Nove granadas-foguete foram hoje disparados contra a capital afegã, Cabul, tendo o Talibã responsabilizado pelos disparos.

Um dos engenhos caiu na área diplomática, a várias centenas de metros das Embaixadas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, e a restantes perto do aeroporto.

Não se registaram vítimas mortais, mas um homem e uma criança terão ficado feridos.

Militantes Talibã intensificaram os seus ataques no Afeganistão em antecipação as eleições presidenciais e locais de 20 de Agosto.

Relacionados

XS
SM
MD
LG