Links de Acesso

Zimbabué: Zuma Quer Falar Com Mugabe


O presidente sul-africano Jacob Zuma afirmou que vai contactar o seu homólogo do Zimbabué Robert Mugabe para falar acerca dos problemas com que se debate o governo de Harare.

Zuma fez tais declarações depois dum encontro em Joanesburgo com o primeiro-ministro do zimbabueano Morgan Tsvangirai que o informou da actual situação no seu país na sequência da criação do governo de unidade nacional no inicio do ano.

" Vou contactar o presidente Mugabe e o líder de outro partido Arthur Mutambara, para debater as questões levantadas pelo primeiro-ministro. Vou também contactar os nossos colegas na região, acrescentou Zuma, para sensibilizá-los para essas questões e para continuarmos a trabalhar no sentido de um rápido progresso no Zimbabué."

Tsvangirai disse por seu turno que tinha informado o governo sul-africano acerca dos avanços do governo de unidade e também sobre as questões onde se têm registado progressos mais lentos.

" Congratulo-me com o facto de o presidente ter compreendido a nossa situação e estou certo, salientou Tsvangirai, de que ele fará tudo quanto estiver ao seu alcance para avançarmos de um modo positivo."

Antes desta sua deslocação à África do Sul Tsvangirai afirmou que entregaria a Zuma uma lista de centenas de violações ao acordo politico, por parte de elemento do partido ZANU-PF do presidente Mugabe, que levou à formação do governo de unidade.

Entre essas violações, as detenções arbitrárias de parlamentares membros do Movimento para a Mudança Democrática, MDC, liderado por Tsvangirai assim como actos de violência contra apoiantes do partido.

No mês passado durante uma cerimónia para a promoção da reconciliação nacional Mugabe reconheceu a violência e afirmou que a mesma devia parar apelando à tolerância e ao diálogo para ultrapassar as divergências políticas.

XS
SM
MD
LG