Links de Acesso

A Meixoeira Uma das Culturas Perdidas


Neste apontamento dedicado as "culturas perdidas" do continente africano, vamos falar dos cereais.

Adi Damania, um analista de recursos genéticos do departamento de plantas da Universidade da Califórnia, destaca algumas das plantas com maior significado.

Segundo ele o principal cereal a ser destacado – o tef - encontra-se na Etiópia e na Eritreia, constituindo um elemento essencial para um tipo de pão.

Trata-se de uma cultura que cresce em áreas de pouco pluviosidade e necessita de pouco solo, e mais nutritiva que o trigo.

Segundo Damania esta cultura conhece algum sucesso com as exportações para restaurantes etíopes na Europa e na América do Norte, principalmente devido a crescente popularidade da cozinha etíope.

Damania cita a meixoeira como sendo outro cereal a destacar.

"A meixoeira africana é realmente grande. A parte superior pode atingir os trinta centímetros, sendo extremamente útil no Chade e na Nigéria."

O especialista sublinha que a terceira cultura perdida de cereal é o sorgo.

"Trata-se de um sorgo castanho, e a espiga pode ser compacta como uma bola de basebol como no caso da Somália e do Quénia. Naquela área do mundo a queda de chuva regista-se apenas durante um curto período de tempo, sendo por isso uma cultura que deve ser plantada quando não existem chuvas."

Adi Damania adianta que o aumento da exportação para as chamadas culturas perdidas reside essencialmente para as nações asiáticas.

Na próxima semana iremos do futuro das culturas perdidas do continente africano.

XS
SM
MD
LG