Links de Acesso

África: A Importância dos Vegetais


O Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos publicou três livros sobre as denominadas culturas perdidas de África. Os volumes cobrem frutos, cereais e ainda a importância dos vegetais.

Martin Price é o principal cientista da organização ECHO que promove em África um melhor acesso aos alimentos.

Price acentua que entre os 18 vegetais mencionados no livro destaca-se a árvore de Moringa especialmente pelo valor em tratar a má nutrição.

Segundo Price o grupo Church World Service descobriu uma forma de tornar ainda maior o uso deste vegetal.

‘Descobriram que secando as folhas, transformando-as em pó, passando o pó pela peneira, pode ser adicionado como suplemento nutritivo para papas ou as sopas e mesmo nas sobremesas.’

O especialista da ECHO manifestou-se agradado com a totalidade dos vegetais mencionados no livro, destacando em particular o que foi cultivado aqui nos Estados Unidos, no sudoeste sub tropical da Florida: o eguzi.

‘O Egusi é um melão cultivado especialmente na África ocidental, tem uma polpa branca, ácida, não comestível, mas cresce a partir de sementes, que contem cerca de 50 por cento de óleo e trinta por cento de proteínas.’

Entre outras coisas as sementes são moídas para tornar mais espessos os assados, possuindo valor para o consumo local e mesmo a exportação.

O outro vegetal mencionado por Price é conhecido na Nigéria por espinafre de Lagos, cultivado pelas suas folhas comestíveis, bastante nutritivas.

Quando fervidas as folhas ficam com uma cor verde-claro e uma textura macia, com um beneficio adicional de não serem estragadas pelos insectos ou as doenças.

Na próxima edição desta série iremos falar dos cereais.

XS
SM
MD
LG