Links de Acesso

As Frutas Africanas ...


Na sequência da série denominada As Culturas Africanas Perdidas, hoje vamos falar dos frutos.

Noel Vietmeyer, antigo membro da Academia Nacional de Ciências, e autor de um livro sobre as frutas africanas que não tem a utilização adequada.

Vietmeyer sustenta existirem 24 frutos um dos quais o tamarindo, frequentemente associado com a Índia mas que na realidade se trata um fruto nativo africano, rico em cálcio e exportado com um ingrediente para molhos.

Vietmeyer diz que não é adequadamente utilizado em África.

"Tem um enorme potencial, que não tem sido reconhecido. Não constitui mesmo uma cultura muito utilizada, e se o fosse iria transformar grandes zonas de África, fornecendo não apenas o fruto como sendo exportado, fornecendo boa nutrição, sombra, abrigo e cobertura florestal."

Uma outra cultura mencionada é a tâmara do deserto, que tem excepcionais condições para sobreviver em condições muito áridas.

"Não é uma tâmara de palmeira, não é uma tâmara normal. Trata-se de um arbusto com espinhos por isso muito tolerante já que pode crescer no coração do Sahara. Produz frutos açucarados, e as sementes contem óleo vegetal que pode ser utilizado para a alimentação e para cozinhar. As sementes podem ser transformadas em algo parecido com a manteiga de amendoim."

Noel Vietmeyer sustenta que ao contrário do tamarindo a tâmara do deserto não constitui uma candidata para ser cultivada na África sub saahriana, embora seja um fruto excelente onde se encontra.

Vietmeyer refere que os frutos perdidos de África, tal como outras culturas perdidas, fornecem excelente nutrição e o seu uso deve ser alargado.

Por hoje é tudo. No próximo trabalho iremos falar dos vegetais africanos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG