Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Na Nigéria pelo menos cinco pessoas morreram quando guerrilheiros incendiaram uma doca de carregamento de petróleo em Lagos.

Trata se do primeiro ataque de rebeldes do delta do Níger na capital comercial do país.

Um porta-voz dos serviços de emergência disse que o incêndio danificou também oleodutos naquele complexo.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger, MEND, disse que os seus combatentes tinham levado a cabo o ataque no Domingo.

Testemunhas oculares disseram que os guerrilheiros estiveram envolvidos numa troca de tiros com elementos da marinha nigeriana antes de detonarem explosivos.

O MEND tem vindo a aumentar os seus ataques desde que as autoridades militares nigerianas lançaram uma ofensiva em Maio contra a organização.

A produção petrolífera da Nigéria caiu 25 por cento desde o final de 2005 quando os guerrilheiros iniciaram uma onda de ataques contra complexos petrolíferos no delta do Níger.

Entretanto as autoridades libertaram o dirigente rebelde Henry Okah depois de este aceitar uma oferta de amnistia.

Jornalistas na cidade de Jos confirmaram que Okah foi libertado Segunda-feirae que o governo abandonou todas as acusações contra ele.

Zimbabwe: Distúrbios Cancelam Conferencia Constitucional

Uma conferência para discutir uma nova constituição para o Zimbabwe foi cancelada após confrontos entre delegados.

Membros do partido ZANU-PF do presidente Robert Mugabe e jovens entoando canções revolucionárias impediram o presidente do parlamento Lovemore Moyo de fazer o discurso de abertura da conferência.

Testemunhas disseram que os militantes da ZANU atiraram garrafas de 'água contra Moyo. Os manifestantes eram liderados pelo sobrinho de Mugabe o deputado Patrick Zhuwawo.

Pelo menos uma pessoa ficou ferida

Moyo foi forçado a abandonar o discurso e muitos delegados abandonaram a sala de conferência.

Moyo pertence ao Movimento para Mudança Democrática do primeiro ministro Morgan tsvangirai.

Os dois partidos acordaram em reformular a constituição após a formação de um governo em Fevereiro.

Piratas Somalis Voltam a Atacar

Piratas Somalis desviaram um navio indiano e depois usaram-no para tentar atacar um super petroleiro no Golfo de Aden.

Os piratas desviaram ao navio indiano com uma tripulação de onze pessoas no Sábado. Os piratas usaram depois esse navio para atacarem Segunda-feira de manhã um petroleiro que viaja sob bandeira liberiana.

A força naval da União Europeia disse que um dos seus helicópteros ajudou a impedir a esse ataque.

O desvio do navio indiano eleva para 15 o número de navios em poder dos piratas somalis.

Paquistão: Refugiados Iniciam Regresso a Swat

Alguns dos cerca de dois milhões de paquistaneses deslocados pelos confrontos entre tropas governamentais e os Taliban estão a voltar a casa no primeiro dia de um regresso organizado ao conturbado Vale de Swat.

Centenas de famílias viajaram Segunda-feira em autocarros e camiões do exército de campos de refugiados localizados perto da cidade de Peshawar.

O governo paquistanês anunciou que o Vale de Swat está limpo de militantes, mas notícias da área indicam que os militantes estão ainda activos e continuam a intimidar os locais.

Alguns dos refugiados estão a recusar-se a regressar afirmando recear pela sua segurança e não ter recebido a ajuda de 300 dólares prometidos pelo governo.

O primeiro ministro do Paquistão Yousaf Raza Gilani disse que o país vai precisar de dois mil e seiscentos milhões de dólares para a reconstrução e reabilitação

Entretanto, funcionários paquistaneses informaram que um esconderijo de explosivos detonou numa casa na província central do Punjab, matando pelo menos nove pessoas, incluindo sete crianças, feriu outras 70 e danificou mais de 20 casas vizinhas.

Os explosivos estavam na casa de um clérigo muçulmano que fornece educação religiosa a crianças e tem sido acusado de recrutar combatentes para um grupo militante banido.

Governo Britânico Defende Envolvimento Militar no Afeganistão

Entidades oficiais britânicas defenderam o envolvimento do país na guerra no Afeganistão.

Um aumento das baixas britânicas na última semana fez aumentar receios sobre a segurança das tropas britânicas.

O número de soldados britânicos mortos no Afeganistão ultrapassou já o número de mortos no Iraque.

Entretanto no Afeganistão, uma bomba a beira da estrada matou quatro polícias afegãos, enquanto a NATO anunciou a morte de um dos seus soldados.

Os polícias, incluindo um graduado, morreram na província de Wardak e o soldado da NATO pereceu durante um ataque de rebeldes no domingo no leste do país.

Mais de 190 soldados estrangeiros morreram este ano no Afeganistão.

Entretanto, a União Europeia anunciou que vai enviar 100 observadores ao Afeganistão para ajudarem a monitorizar as eleições presidenciais e províncias no próximo dia 20 de Agosto. Dezassete peritos da União Europeia encontram-se já no Afeganistão a monitorizar os preparativos para os actos eleitorais.

EUA: Senado Inicia Audições de Juíza para o Supremo

O Senado dos Estados Unidos iniciou Segunda-feira as audições de confirmação a juíza Sonia Sottomayor nomeada pelo presidente Obama para o Supremo Tribunal.

O presidente do Comité da Justiça, Patrick Leahy, saudou a historia judicial de Sottomayor, enquanto o senador republicano Jeff Sessions, manifestou preocupação sobre a escolha do presidente Obama.

Uma vez que os democratas controlam 60 dos 100 lugares do Senado, espera-se que a juíza Sottomayor seja confirmada a tempo de iniciar funções quando abrir o em Outubro o ano judicial do Supremo Tribunal.

EUA: Obama Nomeia Africano-Americana para Cargo Máximo na Saúde

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama nomeou uma mulher africano-americana para assumir o cargo de Cirurgião-Geral dos Estados Unidos.

Regina Benjamin é uma médica de família no estado sulista de Alabama tendo um premio da Fundação McArthur em 2008 por ter fundado com sucesso um centro de saúde rural no Alabama que atende uma população constituída por brancos, negros e asiáticos do Vietname, Camboja e Laos.

O Cirurgião-Geral dos Estados Unidos esta encarregue da política de Saúde dos Estados Unidos emitindo avisos aos cidadãos para evitar doenças e melhorarem a saúde.

XS
SM
MD
LG