Links de Acesso

Últimas de Washington


Os líderes dos 8 países mais industrializados, o grupo G-8, já terminaram a sua cimeira de 3 dias na Itália com a promessa de desembolsarem 20 mil milhões de dólares para ajudar os países pobres a conseguiram auto-suficiência alimentar.

Os Estados Unidos comprometeram-se com 3 mil e 500 milhões de dólares num programa de 3 anos de duração. Este anúncio segue-se a conversações dos líderes do G-8 com os seus homólogos de países africanos entre os quais Angola.

Numa conferência de imprensa no termo da cimeira, o presidente americano Barack Obama salientou que os líderes presentes debateram intensamente as questões da estagnação económica e das alterações climáticas.

Acrescentou que todos concordaram que ainda está distante a total recuperação da actual recessão global e que existe a necessidade dos países trabalharem em conjunto para restaurar a economia global.

Presidente Obama reúne-se com papa Bento XVI


O presidente americano Barack Obama reuniu-se hoje no Vaticano com o papa Bento 16 depois de ter participado da cimeira do G-8 que decorreu na Itália.

O presidente Obama foi recebido pelo secretário de estado do Vaticano cardeal Tarcisio Bertone.

Durante as suas conversações com o papão presidente americano abordou várias questões incluindo a da ajuda aos países menos desenvolvidos.

No inicio da semana Bento 16 tinha apelado para uma nova economia mundial motivada pela ética e não pelo lucro.

Congo-Brazzaville: Nguesso deverá ser reeleito


No Congo Brazzaville, o presidente Denis Sassou Nguesso parece bem posicionado para conseguir mais um mandato de 7 anos nas eleições do próximo domingo.

O governo congolês afirma que está tudo a postos para a realização do escrutínio.

No entanto a oposição pretende o seu adiamento alegando irregularidades envolvendo a comissão eleitoral, listas de eleitores e o impedimento de algumas candidaturas.

A oposição encontra-se contudo dividida com 12 candidatos à presidência. Sassou Ngueeso foi reeleito em 2002 em eleições boicotadas pela oposição.

África do Sul: sindicato analisa contra-proposta


Na África do Sul o sindicato dos trabalhadores da construção civil afirmou que estava a estudar uma contra-proposta de aumentos do patronato.

Aqueles trabalhadores encontram-se em greve e essa paralisação está a afectar o ritmo de construção dos estádios necessários para o campeonato do mundo de futebol que se disputa no próximo ano.

O responsável pela realização do campeonato mundial, o sul-africano Danny Jordan afirmou que esperava que os trabalhadores aceitassem a nova proposta e que recomeçassem rapidamente a construção dos estádios.

China: ordenado encerramento de mesquitas

Na China, as autoridades da região de XinJiang ordenaram o encerramento das mesquitas na capital, Urumqi, numa tentativa para pôr termo à violência entre habitantes das etnias Uigur e Han.

O governo chinês destacou milhares de soldados para Urumqi depois de 156 pessoas terem morrido em confrontos entre aquelas duas etnias no domingo passado.

O presidente chinês Hu Jintao apelou para a estabilização em Xinjiang e declarou que os responsáveis pelos incidentes devem ser severamente punidos.

ONU quer ajudar refugiados paquistaneses


As Nações Unidas afirmaram que estão prontas a ajudar cerca de 2 milhões de paquistaneses a regressarem ao seu país depois de terem sido obrigados a fugir devido aos confrontos na região do vale de Swat.

A ONU expressou contudo a sua preocupação acerca da segurança na região acrescentando que estava em contacto com o governo paquistanês de modo a garantir que os refugiados não corram riscos.

Foi entretanto anunciado que militantes talibãs mataram hoje 4 polícias paquistaneses no noroeste do país.

XS
SM
MD
LG