Links de Acesso

Investigar a Gestão de Lansana Konte


Na Guiné Conacri, o Conselho Nacional para a Democracia e Desenvolvimento, no poder, anunciou a intenção de investigar a gestão do antigo e já falecido presidente Lansana Konte.

Naquilo que é já considerado, um esforço com vista a restauração da confiança dos guineenses no novo governo e no poder instituído, a junta militar que governa aquele país da África Ocidental revelou que vai mesmo conduzir as auditorias as actividades do antigo governo.

O Conselho Nacional para a Democracia e Desenvolvimento, conhecida pela sigla CNDD, prometeu por outro lado dedicar uma atenção especial a sua própria gestão dos últimos seis meses.

Recorde-se que os militares assumiram o poder naquela nação oeste africana, em Dezembro de 2008 e na sequência da morte do presidente Lansana Konte.

Sidya Toure político local que foi na década de 90, primeiro-ministro do governo do falecido presidente Lansana Konte e que actualmente, lidera a União das Forças Republicanas figura entre os governantes guineenses, cuja gestão será em principio passada a pente fino, pelo novo poder militar.

Este político guineense diz que como todos os guineenses, está igualmente preocupado com a transparência na gestão dos bens públicos isto apesar de não estar preocupado com qualquer eventual auditoria a sua gestão, na qualidade de um antigo primeiro-ministro do país.

Toure vai mais além e exorta inclusive o poder guineense, a responsabilizar os governantes pelos seus actos.

XS
SM
MD
LG