Links de Acesso

Recordar Holden Roberto e a Sua Herança


"O Pai do Nacionalismo Angolano: As Memórias de Holden Roberto" é a obra do jornalista e sociólogo angolano João Paulo Ganga.
Na obra Álvaro Holden Roberto é apresentado como o homem que encabeçou as primeiras manifestações de luta contra o sistema colonial português.
Falecido em 2007, em Luanda, por doença, Holden é definido como um "animal político" dada a sua entrega à libertação de Angola e à causa do seu partido, Frente de Libertação Nacional de Angola ( FNLA) depois da independência. Contudo, deixou no seio dos "irmãos" a herança de um interminável conflito interno.
João Ganga que privou várias vezes com Holden Roberto - visto ainda como um dos ícones do nacionalismo angolano - trás à baila o debate sobre a História da luta de libertação dos angolanos desencadeada contra o então regime fascista português, tendo como ponto de partida a UPA - União dos Povos de Angola.
O activista cívico angolano, Reis Luís considera que o livro serve de estímulo à discussão entre historiadores, sociedade civil e os cidadãos comuns sobre a verdadeira história do país, até aqui apresentada somente na sua glória e quando favorável ao partido no poder.
Ouça a reportagem de Moisés Sachipangue em Luanda.

Relacionados

XS
SM
MD
LG