Links de Acesso

G 8: Combate Contra a Pobreza em África


Quando os dirigentes das nações mais ricas do mundo se reunirem na cimeira dos G Oito um tópico da agenda será o combate contra a pobreza em África.

Os países que integram os G Oito têm fornecido assistência ao desenvolvimento a nações africanas, mas alguns grupos de ajuda apelam para que seja feito mais.

O encontro anual inclui os dirigentes das oito nações mais poderosas do mundo. Constitui a oportunidade para que sejam discutidas soluções para problemas globais. Os grupos de assistência esperam que os G Oito decidam este ano aumentar a ajuda ao desenvolvimento em África.

Meredith Alexander que integra o grupo anti pobreza Action Aid, sustenta que os G Oito têm oportunidade de ajudar as nações africanas.

"A nossa organização prevê que este ano cerca de 50 mil milhões de dólares não sejam usados em África devido a recessão. Existem assuntos como a alteração climática, o crescendo da crise da fome, temas antigos como a Sida e a educação. Tudo isto são problemas para África, e será excelente ver os G Oito enfrentarem estes assuntos com seriedade."

A Action Aid espera que a agricultura em África seja uma das áreas que virá a receber aumento de ajuda dos G Oito. Alexander refere que ajudar os pequenos agricultores poderá reduzir a fome, mas que os G Oito têm um historial de fazer promessas ocas.

"Penso que os dirigentes dos G Oito cumpram com o que prometem e a principal responsabilidade compete a Itália."

No entanto um relatório recente divulgado pela organização internacional ONE, sustenta que a Itália não esta a fazer pressão.

O director do grupo Oliver Buston afirma que o primeiro ministro italiano Sílvio Berlusconi tem falhado rotundamente na manutenção da assistência a África prometida na cimeira de 2005.

Buston manifesta esperança em que os outros dirigentes estrangeiros pressionem a Itália a eliminar os cortes feitos e fazerem mais para o desenvolvimento da agricultura africana.

"Trata-se basicamente do cumprimento de promessas feitas. Sabemos que quando as verbas de ajuda são utilizadas com eficácia podem obter-se grandes resultados. Os países dos G Oito fizeram promessas as populações mais pobres do planeta. Tem de as manter."

As nações africanas receberam apenas um terço da assistência prometida em 2005 pelos G Oito, mas os grupos de ajuda esperam que os dirigentes presentes na cimeira deste ano estejam conscientes da necessidade de que seja feito mais.

Relacionados

XS
SM
MD
LG