Links de Acesso

As Últimas de Washington


Irão - sufrágio presidencial foi um golpe contra a democracia

No Irão, o antigo presidente e principal reformista Mohammad Khatami afirmou que o resultado do sufrágio presidencial foi um golpe contra a democracia.

As declarações de Khatami registam-se dois dias após o poderoso Conselho dos Guardiães ter confirmado a re eleição de Ahmadinejad.

Os candidatos presidenciais derrotados Mir Hossein e Mehdi Karroubi criticaram igualmente o resultado do sufrágio, classificando o governo de Ahmadinejad de ilegítimo.

Numa declaração publicada no seu portal da internet, Mousavi apelou aos seus apoiantes para continuarem a lutar pelos direitos do povo, apelando a liberdade de imprensa, reformas eleitorais e a libertação de todos os que foram detidos nas manifestações pós eleitorais.

Afinal a caixa preta do Airbus não foi encontrada

O Governo francês desmentiu o anúncio que fizera anteriormente sobre a localização de uma das caixas negras do Airbus A310 das linhas aéreas iemenitas que se despenhou no Índico com 153 pessoas a bordo.

O secretário de Estado francês da Cooperação, esclareceu que os sinais localizados por uma patrulha aérea a 40 quilómetros da Grande Comore vinham afinal de um transmissor de emergência do aparelho da Yemenia.

O voo que tinha levantado da capital iemenita, Sanaa, para as Comores, despenhou-se no oceano na madrugada de terça-feira quando estava a apenas 20 quilómetros do destino.

Foi encontrada apenas uma sobrevivente, Bakari Baya, uma comoronense de 14 anos que vivia em França – os médicos dizem que está a recuperar. O pai, Kassim Bakari, referiu que a jovem viajava com a mãe para visitar familiares nas Comores, explicando que foi ejectada do avião quando este caiu e que se agarrou aos destroços durante várias horas até ser socorrida.

Honduras – OEA apresenta ultimato

Os países membros da Organização dos Estados Americanos deram um ultimato de 72 horas ao governo interino das Honduras – criado na sequência da deposição do Presidente do país, Manuel Zelaya – para repor a democracia no país, sob pena de Tegucigalpa ser suspensa da organização.

Zelaya – que goza de uma vaga de apoio internacional – prometera regressar às Honduras na quinta-feira para acabar de cumprir o seu mandato de quatro anos, e que o fará acompanhado de alguns dos chefes de Estado dos países membros da OEA, num desafio directo ao aviso feito pelos militares de que o prenderão no momento em que puser o pé em solo hondurenho.

Em declarações feitas nas Nações Unidas antes de viajar para Washington para se encontrar com os líderes da OEA, o Presidente das Honduras precisou que na sua escolta estarão os chefes de Estado da Argentina e do Equador, bem como o secretário-geral da OEA e também o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Níger - Líder da oposição detido pela polícia

No Níger, a polícia deteve o principal dirigente da oposição, após este ter afirmado que o presidente estava a violar a lei para se manter no poder.

Mahamadou ISSOUFOU esteve detido, na capital, durante duas horas tendo sido posteriormente posto em liberdade.

Issoufou acusa o presidente Mamadou Tandja de ter levado a cabo um golpe de estado ao dissolver o Supremo Tribunal e assumir outras medidas destinadas a prolongar o seu mandato.

Suíça recusa extraditar suspeito de genocídio

A Suíça recusa-se a extraditar um antigo ministro do governo do Ruanda suspeito de envolvimento no genocídio de 1994.

O governo suíço indicou que o pedido do Ruanda não contem informações suficientes para suportar as alegações de genocídio, e que o Ruanda não será capaz de assegurar o respeito pelos direitos básicos do suspeito no caso de ser entregue.

A Suíça não revelou o nome do antigo ministro tendo em conta a legislação sobre privacidade.

Nigéria emboscada um coluna policial

Na Nigéria as autoridades indicaram que indivíduos armados efectuaram uma emboscada uma coluna da polícia e de trabalhadores estrangeiros na região sudeste, matando cinco agentes.

As autoridades descreveram o ataque com tendo sido uma tentativa de raptar os trabalhadores estrangeiros, que laboram para uma empresa de engarrafamento localizada na cidade de Aba, no estado de Abia.

Relacionados

XS
SM
MD
LG