Links de Acesso

Últimas de Washington 


Na Guiné-Bissau realizam-se Domingo eleições presidenciais.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, Desejado Lima da Costa, disse que tudo está preparado para o escrutínio de domingo. Cerca de 600 mil eleitores poderão vão votar nas mais 2.500 mesas de voto espalhadas pelas oito regiões do país e Sector Autónomo de Bissau em presidenciais antecipadas para escolher o próximo chefe de Estado entre 11 candidatos.

O nosso correspondente disse nos que foram mobilizados quase 4.000 agentes da polícia para garantir a segurança através do país.

Entretanto o Conselho de Segurança da ONU decidiu sexta-feira, por unanimidade, prolongar por mais seis meses o actual mandato da missão das Nações Unidas na Guiné-Bissau e estabelecer uma nova missão alargada de um ano a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.


Hariri Nomeado Primeiro Ministro do Líbano

No Líbano Saad Hariri foi nomeado novo primeiro-ministro do país assumindo assim o cargo que em tempos foi assumido pelo seu pai Rafik Hariri assinado em 2005.

O presidente Michel Suleiman nomeou Saad Hariri para o posto de primeiro-ministro sob proposta da maioria dos deputados parlamentares.

Falando no palácio presidencial Hariri prometeu trabalhar para acabar com as divisões entre as facções políticas do país e formar o que chamou de um governo harmonioso de unidade nacional.

Hariri lidera uma coligação pró ocidental que venceu as recentes eleições parlamentares do país.

Hariri e o líder do Hezbollah Hassan Nasrallah concordaram em cooperar na formação de um governo de unidade. O novo chefe do governo libanês disse no entanto que não vai dar ao Hezbbollah poder de veto tal como acontecia no anterior governo do país.

Uma coligação liderada pelo Hezzbollah tem o segundo maior número de lugares no parlamento a seguir a coligação liderada apelo primeiro-ministro.

Irão Acusa EUA de Interferência

O presidente do Irão Mahmoud Ahmadinejad voltou a criticar o presidente americano Barack Obama afirmando que os Estados Unidos estão a interferir nos assuntos internos iranianos.

A agência oficial de notícias iraniana IRNA citou o presidente iraniano como tendo dito que Barack Obama fala sobre mudança mas continua a interferir nos assuntos estatais do Irão.

Na Sexta-feira Obama descreveu a recente violência no Irão de chocante acrescentando que qualquer diálogo ou diplomacia com o Irão será afectada pelos recentes acontecimentos.

O ministério dos negócios estrangeiros iraniano criticou também uma declaração do Grupo dos Oito (G 8) deplorando a violência no Irão e apelando ao governo iraniano para respeitar os direitos humanos.


Mauritânia: Presidente Apresenta Demissão.

O primeiro presidente democraticamente eleito da Mauritânia apresentou formalmente sua demissão, isto dez meses após ter sido derrubado por um golpe de estado militar.

O presidente derrubado Sidi Ould Cheikh Abdelaih concordou na formação de um governo de unidade para administrar o país até um novo presidente ser eleito a 18 de Julho.

O governo interino incluirá membros da junta militar que derrubou Abdallaih e ainda membros de partidos rivais.

O acordo foi mediado por uma delegação chefiada pelo presidente Wade do Senegal.

Níger: Presidente Assume Poderes de Emergência

No Níger a oposição acusou o presidente de assumir ilegalmente poderes de emergência e prometeu lutar contra a continuação da sua presidência.

O presidente Mamadou Tandja anunciou na Sexta-feira que vai governar por decreto depois do supremo tribunal do país ter declarado de ilegal a realização de um referendo para prolongar o seu mandato.

O seu mandato termina em Dezembro e Tandja quer que isso seja prolongado por mais três anos.

O líder da oposição Mahamadou Issoufou criticou a decisão do presidente de assumir poderes de emergência descrevendo a medida como inconstitucional.

Corpo de Michael Jackson Entregue à Família.

O Departamento de Medicina Legal de Los Angeles entregou o corpo do cantor Michael Jackson à sua família depois de levar a cabo uma autópsia.

Não foram ainda anunciados planos para o funeral.

Um porta-voz daquele departamento disse que os primeiros resultados da autopsia foram inconclusivos sendo necessários mais testes de toxicologia e pulmonares antes de se atribuir uma causa da morte.

XS
SM
MD
LG