Clérigo Pede Pena de Morte Para Manifestantes
Um alto clérigo iraniano pediu hoje ao governo para punir os líderes das manifestações pós-eleitorais com crueldade e sem misericórdia.
Num sermão na Universidade de Teerão, Ahmad Khatami, descreveu os manifestantes como desordeiros que empreenderam uma guerra contra Deus, um crime na lei islâmica, punida com a morte.
Entretanto, grupos de iranianos deslocaram-se hoje a um cemitério em Teerão para prestarem homenagem a Neda Aghad Soltan que a oposição diz ter sido morta por forcas de segurança durante as manifestações tendo um vídeo da sua morte numa rua em Teerão circulado amplamente.
Atentado Em Bagdade Mata 13 Pessoas
A polícia iraquiana informou que pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas hoje num atentado bombista num mercado no centro de Bagdade
Notícias indicam que a bomba colocada numa motocicleta explodiu ao meio da manha quando o mercado estava repleto de pessoas.
O ataque de hoje acontece a quatro dias das tropas americanas se retirarem das cidades iraquianas, ficando a segurança a cargo de forças iraquianas.
Violência na Somália
A agência das Nações Unidas para os refugiados informou que a violência na Somália matou mais de 250 civis e feriu pelo menos 900 desde Maio último.
A agência estimou também que a luta entre forcas governamentais e insurrectos islâmicos forçou mais de 160 mil pessoas a fugirem de suas casas.
O frágil governo de transição da Somália pediu ajuda estrangeira para por cobro a uma ofensiva de grupos islâmicos radicais, liderados pelo al-Shabab.
Os insurrectos controlam a maior parte do sul da Somália e nas últimas semanas obtiveram ganhos significativos capturando partes da capital do pais, Mogadíscio.
Abusos em Minas de Diamantes no Zimbabué
O grupo internacional de direitos humanos "Human Rights Watch" afirmou que a policia e o exercito do Zimbabué estão a forçar crianças e adultos a trabalhar em campos de diamantes e a torturar e agredir aldeões para controlarem o acesso as pedras preciosas.
Um relatório da Human Rights Watch acusa o partido ZANU-PF do presidente Mugabe de obter lucros dos alegados abusos que ocorrem nos campos de diamantes no distrito de Marange.
A directora para Africa do Human Rights Watch, Georgette Gagnon, disse que as forcas de segurança transformaram uma área pacífica num "pesadelo de falta de lei e violência horrível".
Obama Recebe Merkel
O presidente Barack Obama e a chanceler alemã Angela Merkel encontraram-se hoje na Casa Branca para discutir assuntos incluindo o Irão, mudanças climáticas e a crise económica global.
Depois de conversações privadas na Sala Oval, Obama e Merkel realizaram uma conferência de imprensa antes de um almoço de trabalho.