Links de Acesso

CEDEAO Omite Envio de Força para GB


Os líderes da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental, CEDEAO, que estiveram reunidos em cimeira em Abuja, discutiram entre outros assuntos a situação na Guiné-Bissau.

Os dirigentes apelaram às partes envolvidas, particularmente às forças de segurança, que garantam condições, para que o pleito eleitoral decorra de forma livre, transparente e credível. De salientar que a recente espiral de violência na Guiné-Bissau levou a comunidade internacional a considerar o envio de uma força de estabilização para aquele país, possibilidade que, entretanto e segundo fonte da organização regional, contactada pela VOA, não chegou a ser aflorado pelos líderes regionais africanos, reunidos em Abuja.

A CEDEAO reiterou a condenação aos acontecimentos de Março último, que vitimaram o presidente Nino Vieira e o chefe de Estado Maior das Forças Armadas, o general Tagma Na Waye.

Na declaração final da cimeira, que teve a situação de instabilidade naquele país lusófono na agenda dos trabalhos, os líderes regionais africanos, instaram, por outro lado, as autoridades Bissau-guineenses a porem cobro ao clima de impunidade reinante no país. Neste particular, a cimeira de Abuja exortou a Comissão da CEDEAO e a União Africana, com o apoio técnico da União Europeia, a acelerarem as investigações às circunstâncias da recente onda de assassinatos na Guiné-Bissau, para que o primado da justiça contribua para um ambiente propício à reconciliação nacional.

Enquanto isso, na Guiné-Bissau, o presidente da Comissão Nacional de Eleições afirma que está tudo a postos para as eleições presidenciais de domingo que vem. O nosso correspondente Lassana Cassamá falou com Desejado Lima da Costa.


XS
SM
MD
LG