Links de Acesso

Líder da Amnistia Internacional Visita o Zimbabwe


Segundo a organização Amnistia Internacional, continuam as violações dos Direitos Humanos no Zimbabué apesar da formação do governo de unidade nacional no inicio do ano. No termo de uma visita aquele país, a secretária geral daquela organização Irene Khan, afirmou em Harare que a situação dos direitos humanos permanece precária e que as condições socioeconómicas são desesperadas.

Irene Khan afirmou que, apesar do facto do governo de unidade nacional ter introduzido uma nova dinâmica política no país, muitos zimbabueanos ainda viviam no medo. Diz Khan: "Apesar do nível de violência política ser significativamente menor do que no ano passado, a situação dos direitos humanos continua precária e as condições socioeconómicas são desesperadas."

Durante a sua visita, Khan reuniu-se com activistas dos direitos humanos e com ministros, tanto da ZANU-PF como do Movimento para a Mudança Democrática. Khan afirmou, numa conferência de imprensa, em Harare, que o governo não levou ainda à Justiça os autores de actos de violência política e que os ministros dos dois partidos lhe tinham dito que a correcção de uma cultura de impunidade não era uma prioridade. Diz ele: " Defensores dos Direitos Humanos, jornalistas, advogados continuam a ser intimidados, ameaçados e acusados falsamente."

Khan acrescentou que o novo governo zimbabueano não deve apenas procurar obter auxílio económico e o fim das sanções económicas, mas também fazer com que os serviços de segurança sejam reformados e que seja dada prioridade à aprovação de nova legislação para proteger os direitos humanos: "Elementos da polícia e do exército e outros agentes de segurança continuam a ser os principais autores de violações dos Direitos Humanos e da violência política. Não temos indicações claras por parte do governo de quando e como é que essas reformas vão ser postas em prática."

Esta tratou-se da primeira visita ao Zimbabué de um secretário-geral da Amnistia Internacional.

Relacionados

XS
SM
MD
LG