Links de Acesso

Últimas de Washington


Eleitores iranianos afluíram em massa as urnas, hoje, para eleger um novo presidente numa votação à partida muito disputada entre o presidente cessante Mahmoud Ahmadinejad e o candidato e líder reformista e antigo primeiro-ministro Mir Hossein Mousavi.

O chefe da Comissão Eleitoral, Kamran Daneshjou considerou a afluência as urnas como não tendo precedentes. De acordo com as estimativas, 46 milhões de eleitores deverão votar, marcando assim um recorde na história do país.

O líder supremo iraniano Ayatollah Ali Khamenei votou no inicio do dia e apelou aos eleitores a votarem. Ele pediu aos iranianos a manterem-se calmos e a evitar confusões.O presidente Ahmadinejad também votou e prometeu um futuro brilhante e progressista para o Irão.

O clérigo reformista Mehdi Karroubi e o conservador e antigo comandante dos Guardas Revolucionários Mohsen Rezaei estão também na corrida presidencial, em que a economia, o programa nuclear e a política estrangeira desempenham um papel chave.

Conselho de Segurança reforça sanções contra Coreia do Norte


O Conselho de Segurança das Nações alargou hoje as sanções contra a Coreia do Norte, em resultado dos últimos testes nucleares de Pyongyang.

Os 15 membros do Conselho votaram por unanimidade uma proposta de resolução condenando os testes nucleares norte-coreanos.

O texto de resolução condena os testes nucleares norte-coreanos como uma violação as anteriores resoluções das Nações Unidas e impõe sanções adicionais, incluindo a inspecção de barcos em direcção a Pyongyang, o embargo total de armas e pesadas restrições financeiras.

A resolução teve desde o inicio o apoio dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: Reino Unido, a China, a Franca, a Rússia e os Estados Unidos.

Iraque : assassinado proeminente dirigente sunita

Autoridades iraquianas anunciaram a morte de um deputado sunita, e quatro outras pessoas incluindo o atacante, junto a uma mesquita hoje em Bagdade.

Responsáveis da polícia disseram que o deputado Harith al-Obeidi foi morto depois das orações de sexta-feira na zona de Yarmouk na capital iraquiana.

Al-Obeidi era o líder da coligação sunita do parlamento. Ele era também membro do comité dos direitos humanos deste órgão de soberania.

Paquistão: explosão vitima clérigo


No Paquistão, duas explosões no espaço de um minuto provocaram a morte de sete pessoas incluindo um proeminente clérigo islâmico.

Responsáveis paquistaneses disseram que os bombistas suicidas tiveram como alvo dos ataques duas mesquitas, uma na cidade de Lahore e outra em Nowshera pouco depois das cerimónias de oração desta sexta-feira.

De acordo com a polícia um adolescente entrou num seminário perto da mesquita e fez-se explodir, tendo provocado a morte de Sarfraz Naeemi, um proeminente clérigo que tem apoiado abertamente os ataques contra os talibãs. Duas outras pessoas foram mortas no ataque.

No ataque de Nowshera, um veiculo armadilhado embateu contra uma mesquita situada próxima de um paiol militar, matando pelo menos 4 pessoas e ferindo cerca de cem outras.

Obama recebe Tsvangirai na Casa Branca


O primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai deverá reunir-se hoje com o presidente Barack Obama, num encontro que tem por objectivo angariar apoios políticos e financeiros para aquele país africano.

Segundo um comunicado da Casa Branca os dois líderes irão discutir as vias para o fim do impasse no Zimbabwe, e o plano visando o respeito dos direitos humanos, a realização de eleições livres e justas e o respeito do primado da lei.

Morgan Tsivangirai encontra-se numa digressão de três semanas ao estrangeiro com o objectivo de angariar apoios políticos e financeiros para o seu governo de unidade nacional.

Somália e Iémen novos santuários de terroristas

O jornal americano New York Times noticiou hoje que responsáveis dos Estados Unidos estão a analisar as provas sobre a transição de dezenas combatentes da al-Qaida e de ávidos terroristas do Paquistão para a Somália e o Iémen.

O New York Times escreve que os Estados Unidos têm notado o aumento das comunicações entre os terroristas da al-Qaida nas áreas tribais paquistanesas, na Somália e no Iémen.

A notícia avança que o Pentágono, a Casa Branca e a CIA estão a analisar minuciosamente as comunicações e acreditam que os grupos terroristas nas três áreas estão a tentar coordenar as suas acções.


XS
SM
MD
LG