Links de Acesso

Moçambique - Renamo e MDM


Em Moçambique, o principal partido da oposição, a RENAMO, voltou a adiar o seu congresso, alegando que não o quer realizar durante o recenseamento eleitoral.

Foi o segundo adiamento em menos de um mês algo que alguns analistas consideram como reflexo da instabilidade que se vive dentro do partido da perdiz.

O próximo congresso da RENAMO, o primeiro em sete anos, tinha sido marcado para 11-13 deste mês na cidade de Nampula, depois de ter sido mudada a data inicial da reunião, agendada de 01 a 03 de Junho.

O partido liderado por Afonso Dhlakama, em comunicado hoje distribuído à imprensa, refere-se à "colisão" entre as datas do congresso e do recenseamento eleitoral para as eleições gerais (presidenciais e legislativas) de 28 de Outubro deste ano.

O recenseamento eleitoral vai iniciar-se a 15 de Julho e termina a 29 do mesmo mês.

O adiamento do congresso da Renamo surge numa altura em que um novo partido da oposição, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) parece estar a subir de força.

O MDM realizou o seu congresso no fim-de-semana, onde nomeou o seu candidato presidencial e conta agora com dois novos desertores da Renamo. A ironia histórica é que o novo candidato à presidência é filho de um dos fundadores da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), morto pelas autoridades já depois da independência.

Ouça as últimas na crónica de Simião Pongoane, desde Maputo.

XS
SM
MD
LG