Links de Acesso

TAAG Vai a Inspecções Com Novo Certificado


As inspecções que peritos da União Europeia farão a TAAG na próxima semana, vão encontrar a companhia em melhor posição do que estava há cerca de dois anos quando foi proibida de voar no espaço aéreo europeu.

Fonte oficial angolana disse a Voz da América que em resultado do esforço que vem fazendo para regressar ao espaço aéreo europeu a TAAG obteve do INAVIC há exactamente uma semana, o certificado de operador.

O diploma emitido pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, órgão regulador, habilita a TAAG a submeter-se ao crivo dos peritos da União Europeia, que em Maio de 2007 detectaram uma série de inconformidades nas operações da companhia. A maior parte dos aviões não dispunha de manuais actualizados, procedimentos normais de segurança não eram respeitados e os normativos referentes ao despacho de voos, e gestão de pessoal de cabine também eram violados.

A 22 de Maio passado a TAAG e o INAVIC passaram com sucesso a um levantamento conduzido pela IATA, Associação Internacional de Transportes Aéreos.

Os peritos da União Europeia inspeccionarão primeiro o INAVIC, cuja credibilidade esteve em causa devido a fraca preparação dos seus quadros, e a condescendência a favor da TAAG.

No processo de reabilitação de imagem e recuperação de credibilidade as duas instituições trabalharam juntas nos Estados Unidos na actualização dos manuais. Ambas possuem novas direcções, e quadros descritos como tendo mais cultura aeronáutica.

Há uma semana a tripulação de um Boeing 737-770, fez uma demonstração da evacuação de uma aeronave sujeita a uma aterragem de emergência na água.

Fontes oficiais angolanas disseram a Voz da América que a demonstração, supervisionada pelo INAVIC respeitou os 90 segundos previstos nos manuais. As inspecções da UE começarão nesta segunda-feira, prolongar-se-ão até sexta-feira, 11 de Junho.

A proibição imposta a TAAG pela UE obrigou a companhia a fretar aeronaves a terceiros, com custos mensais que andam perto dos 4 milhões e meio de dólares.

Alem da TAAG foram banidas do espaço aéreo europeu, 56 outras companhias. Fonte oficial angolana disse a Voz da América que resolvida a questão da TAAG, o INAVIC devera empenhar-se na certificação de 19 outras companhias registadas em Angola, sendo que apenas uma, a Sonair, subsidiária da Sonangol cujos aviões estão registados nas Bermudas, está habilitada a voar para a Europa.

XS
SM
MD
LG