Links de Acesso

Prosseguem Buscas pelo Air France


Prosseguem hoje, terça-feira, as operações de busca internacionais do avião da Air France que desapareceu durante uma tempestade registado quando voava sobre o Oceano Atlântico, na segunda-feira.

Aviões de busca da Franca, Brasil e Espanha procuram sinais do que poderá ter acontecido ao Airbus A330, que transportava 228 pessoas do Rio de Janeiro para Paris.

A área de busca é de mais de mil quilómetros ao largo da costa noroeste do arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha.

Os aviões, munidos de equipamento especial de busca, trabalharam durante toda a noite.

O Brasil também enviou barcos militares para a zona onde o voo 447 da Air France poderá ter-se despenhado, mas estes só ali deverão chegar nas próximas horas.

As autoridades dizem que o voo 447 desenrolava normalmente há já algumas horas quando desapareceu do radar e da zona de contacto com os controladores aéreos brasileiros. O avião enviou uma mensagem automática referindo uma falha eléctrica. As mensagens foram enviadas pouco depois do Airbus ter passado uma zona tropical perto do Equador, onde com frequência se sentem poderosas tempestades e turbulência.

Responsáveis da companhia aérea brasileira TAM dizem que um dos seus pilotos viu o que parecia fogo no oceano, quando atravessava a região onde o voo 447 poderá ter desaparecido.

O presidente francês Nicolas Sarkozy esteve no aeroporto Charles de Gaulle para oferecer as suas condolências às famílias dos passageiros. Ele disse aos repórteres serem muito pequenas as hipóteses de encontrarem-se sobreviventes.

A França pediu aos Estados Unidos para usar satélites espiões e engenhos de escuta no esforço para encontrar o aparelho.

Peritos em aviação dizem que o equipamento de gravação a bordo dos aviões emite automaticamente um sinal de localização durante 30 dias, mas que a profundeza do oceano poderá limitar a distância a que esse sinal chega.

Muitos dos 216 passageiros e 12 tripulantes eram brasileiros, franceses ou alemães. A bordo iam também nacionais de mais de duas outras dezenas de países, incluindo dos Estados Unidos. A lista de passageiros incluía ainda oito crianças.

XS
SM
MD
LG