Links de Acesso

Últimas de Washington


Um avião de passageiros da "Air France" com mais de 200 pessoas a bordo foi dado como desaparecido temendo-se que se tenha despenhado ao largo da costa nordeste do Brasil.

O avião fazia a ligação Rio de Janeiro-Paris e tinha passado através de uma zona com trovoadas e possíveis relâmpagos.

Os controladores aéreos brasileiros fizeram o último contacto com o voo 447 da "Air France" esta madrugada quando o aparelho deixava o espaço aéreo brasileiro a 350 km a nordeste da cidade de Natal.

Um responsável da "Air France" afirmou entretanto em Paris que uma mensagem automática do avião indicava que o aparelho tinha encontrado fortes trovoadas que teriam afectado os sistemas de controlo de bordo.

A mesma fonte acrescentou que não se verificou um contacto via rádio com os pilotos indicando que o avião se encontrava em sérios apuros quando transmitiu a mensagem automática.

General Motors abre falência


O presidente americano Barack Obama disse hoje ser dolorosa a falência da General Motors, mas salientou que a mesma era necessária para a recuperação daquele sí9mbolo da indústria americana.

A GM declarou hoje falência como parte de um plano do governo federal visando a sua reestruturação.

O presidente Obama disse que muitos postos de empregos vão ser eliminados, mas salientou que tal sacrifício irá ajudar a criar uma forte empresa para as gerações futuras.

Apesar da recente injecção de 20 mil milhões de dólares de ajuda do governo a GM não conseguiu estabilizar as suas contas por causa da quebra das vendas de suas viaturas.

Espera-se que o governo federal injecte mais 30 mil milhões de dólares para recuperar a companhia.

Iraque: atentado mata 4 pessoas


No Iraque, um atentado bombista num mercado de Bagdad causou a morte de 4 pessoas e ferimentos noutras 13.

Há duas semanas atrás verificou-se a deflagração de uma outra bomba naquele mesmo mercado vitimando 3 soldados americanos e mais de uma dezena de civis.

Por outro lado, um bombista suicida fez hoje explodir a bomba que transportava junto a um posto de controlo da polícia na cidade de Jalula a nordeste da capital. O bombista foi a única vítima nesse último incidente.

Somália: confrontos matam 9 pessoas


Na Somália morreram pelo menos 9 pessoas durante confrontos na capital, Mogadíscio, entre rebeldes islâmicos e forças pro-governamentais.

Mogadíscio tem sido palco de confrontos quase diários desde 7 de Maio quando grupos militantes islâmicos desencadearam uma ofensiva contra as posições governamentais.

Os combates já fizeram mais de 200 mortos e obrigaram mais de 60 mil pessoas a fugirem da capital somali.


França entrega piratas somalis


A marinha de Guerra francesa entregou 4 supostos piratas, 2 deles mortos, às autoridades da região semi-autónoma da Puntlândia na Somália.

Entidades oficiais da Puntlândia afirmaram que os 4 indivíduos foram capturados por um navio de guerra indiano ao largo da costa da Somália.

Tanto a França como a Índia despacharam navios para a zona do Golfo de Adén de modo a protegerem os navios mercantes dos ataques de piratas somalis que operam a partir de bases na Puntlândia.

Nigéria: grupo militante diz que vai libertar refém


Na Nigéria o principal grupo militante afirmou que planeava libertar um refém britânico que se encontra em cativeiro desde Setembro passado.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger afirmaram que pretendem libertar Mathew Maguire ainda hoje, por ocasião do seu aniversário.

Nos últimos 3 anos centenas de pessoas foram raptadas na região do Delta do Níger pelos militantes que pretendem uma melhor distribuição pelas populações locais dos lucros da exploração petrolífera.




XS
SM
MD
LG