Links de Acesso

Antigo Presidente do Sudão Enterrado Com Honras de Estado


Milhares de sudaneses tomaram parte hoje no funeral do antigo presidente Jaafar Nimeiri, que dirigiu o Sudão de 1969 a 1985.

O antigo ditador morreu aos 79 anos no Sábado e foi enterrado com honras de estado.

Militares de sudaneses transportaram o caixão do presidente Jaafar Nimeiri coberto pela bandeira do Sudão, do palácio presidencial em Cartum para um cemitério em Omdurman, cidade situada do outro lado do rio Nilo.

O presidente Omar el-Bachir dirigiu-se a multidão num estádio em Omdurman.

"Senhor meu Deus abençoe-lhe e permita-lhe o descanso em paz ". Bashir disse ainda que Nimeiri será lembrado como aquele que introduziu no país a Sharia, a lei islâmica, e aquele que construiu as bases do Sudão moderno.

Antigo oficial do exército formado numa escola militar dos Estados Unidos, o coronel Nimeiri subiu ao poder derrubando através de um golpe de estado o presidente Isamail Azhari em 1969, seguindo o exemplo de Gamal Abdel Nasser, no Egipto.

Apoiado por oficiais comunistas e socialistas das forças armadas, Nimeiri não tardou em perder o apoio dos seus aliados, ao associar-se aos Estados Unidos, tendo no entanto sobrevivido a várias tentativas de golpe de estado de oficiais comunistas.

Em 1972 assinou um acordo que visava por fim a guerra entre o Sudão do Norte e do Sul, iniciada em 1955. Em 1978 Nimeiri entra em ruptura com os líderes árabes ao apoiar os acordos do Camp David entre o Egipto e Israel.

Enquanto presidente, o regime de Nimeiri foi duro com os activistas islâmicos, pouco antes de se converter ao Islão para reforçar a sua popularidade, o que viria a afectar negativamente a economia do país. Nimeiri introduziu a lei islâmica no Sudão, incluindo no Sul maioritariamente não-muçulmano, o que fez reacender a guerra civil entre o Norte e o Sul até 2005.

O presidente Jaafar Nimeiri viria a ser deposto num golpe de estado em 1985 durante uma visita aos Estados Unidos, e passou 14 anos no exílio no Egipto. O presidente el-Bashir permitiu o seu regresso ao Sudão em 1999, para depois se apresentar sem sucesso as eleições presidenciais de 2000.

O governo sudanês anunciou que o presidente Nimeiri foi vítima de doença prolongada, sem no entanto ter especificado qual era a enfermidade.

XS
SM
MD
LG