Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


As autoridades militares paquistanesas disseram ter restabelecido controlo total sobre a principal cidade do vale de Swat, numa viragem crucial na campanha contra os Taliban que dura já há um mês.

Um porta-voz militar, o Major-General Ahtar Abbas disse a jornalistas no Sábado que forças governamentais controlam totalmente Mingora, apesar de haver ainda bolsas de resistência nos arredores da cidade.

Abbas disse que 25 militantes incluindo dois importantes comandantes dos Taliban foram mortos nas últimas 24 horas.

Afeganistão: Rebeldes e Soldados Morrem em Combate

Entidades oficiais afegãs disseram que pelo menos 30 militantes Taliban e nove soldados afegãos foram mortos numa batalha desenrolar se no noroeste do Afeganistão.

O ministério da defesa disse que quatro outros soldados afegãos estão dados como desaparecidos nos combates que começaram Sexta-feira no distrito de Bala Murghab na província de Badghis. As tropas afegãs são apoiadas por forças internacionais.

Entretanto quatro civis foram mortos e um governador provincial ferido em dois ataques bombistas separados

Os quatro civis foram mortos na província de Kandahar e o governador da província de Kunduz foi ligeiramente ferido num atentado na vizinha província de Takhar.

Polícia Iraquiana Prende Antigo Ministro

No Iraque a polícia prendeu o antigo ministro do comércio alegadamente envolvido em corrupção. A prisão foi efectuada quando o ex ministro tentava sair do país.

O presidente do comité parlamentar para a Integridade, Sabah al-saedi, disse a jornalistas que o ex-ministro Falah al-Sudani tinha tentado escapar num avião para aos Emiratos Árabes Unidos, mas que as autoridades deram ordens para o avião regressar para que al-Sudani fosse detido.

Al-Sudani demitiu-se no inicio do mês e foi interrogado pelo parlamento sobre alegações que seus familiares no ministério do comércio aceitaram pagamentos de milhões de dólares em troca de contractos de importação.

O ministério do comércio compra açúcar, lentilhas e outros alimentos e produtos domésticos para um programa nacional de racionamento.

As acusações levaram à prisão de um irmão do antigo ministro. Outro irmão está desaparecido.

Irão Executa Três Bombistas

O Irão disse ter executado três homens considerados culpados de envolvimento num ataque bombista suicida na Quinta-feira contra uma mesquita shiíta no sudeste do país.

A agência de notícias iraniana IRNA disse que os três homens foram enforcados em público Sábado em Zahedan, perto da mesquita onde 25 pessoas morreram no ataque de Quinta-feira.

Os meios de informação iranianos disseram que o ministério dos negócios estrangeiros convocou o embaixador do Paquistão depois de um grupo militante sunita ter reivindicado responsabilidade pelo ataque contra a mesquita shiíta.

A zona onde se deu o ataque faz fronteira com o Paquistão.

Austrália poderá Aceitar Presos de Guantanamo

O governo australiano confirmou que está a considerar receber alguns dos presos actualmente detidos na base americana de Guantanamo em Cuba.

O ministro dos negócios estrangeiros Stephen Smith confirmou que a administração Obama pediu à Austrália para receber alguns dos detidos acrescentando que o seu governo vai considerar o pedido caso por caso.

Anteriormente a Austrália tinha rejeitado dois pedidos semelhantes feitos pelo presidente George Bush.

O jornal australiano Sydney Morning Herald disse que a Austrália está a considerar receber alguns dos 17 chineses da etnia Uighur actualmente detidos em Guantanamo.

As autoridades americanas disseram em 2003 que estes chineses muçulmanos podem ser libertados mas afirmam que não podem ser entregues à China por receio que possam ser torturados.

O governo dos Estados Unidos opõem-se também à sua libertação em território americano.

A China disse que os Uighurs pertencem a um grupo separatista terroristas e quer que lhe sejam entregues.

EUA Não Aceitarão Coreia do Norte Nuclearizada

O Secretário de Defesa americano Robert Gates disse que os Estados Unidos não aceitarão a existência de uma Coreia do Norte com armas nucleares.

Numa reunião com ministros da defesa da Ásia em Singapura, Gates disse que sanções contra a Coreia do Norte são o único meio de pôr termo por meios pacíficos ao seu programa nuclear.

O secretário de defesa disse que Washington não ficará parada enquanto a Coreia do Norte constrói a sua capacidade para destruir alvos na Ásia ou Estados Unidos.

Gates disse que os Estados Unidos e os seus aliados estão abertos ao diálogo com a Coreia do Norte mas não cederão à provocação.

Na mesma reunião o vice-chefe de estado-maior do exército da China apelou à calma.

Ma Xiatian disse que a península coreana deve avançar para a sua desnuclearização.

Zimbabwe: Tsvangirai Fala de Sucessos

O primeiro-ministro do Zimbabwe Morgan Tsvangirai disse que o governo de unidade alcançou alguns sucessos mas que há ainda obstáculos na via para a verdadeira democracia.

Falando Sábado na abertura de uma conferencia de dois dias do Movimento para a Mudança Democrática. O dirigente do movimento disse que o governo de unidade, formado há 107 dias, adoptou medidas sérias para estabilizar a economia.

O primeiro-ministro disse que o nível de inflação que tinha atingido os 500 mil milhões por cento, caíu para três por cento negativo em Março. Hospitais e escolas reabriram e há agora alimentos há venda.

Tsvangirai disse que membros do seu movimento continuam a ser alvo de perseguições por facções do governo e não foram alcançadas reformas nos direitos humanos.

Morgan Tsvangirai disse que o seu partido está empenhado em restaurar o respeito da lei no Zimbabwe.

Morreu Jaafar Nimeiri

O antigo presidente do Sudão Jaafar Nimeiri morreu, foi anunciado em Khartum.

Nimeiri de 79 anos deidade morreu de doença não especificada.

Nimeiri subiu ao poder em 1969, foi presidente durante 16 anos e foi derrubado num golpe de estado em 1985

XS
SM
MD
LG