Links de Acesso

Exército Paquistanês Reivindica Vitória Contra Taliban


As autoridades militares paquistanesas disseram ter restabelecido controlo total sobre a principal cidade do vale de Swat, numa viragem crucial na campanha contra os Taliban que dura já há um mês.

Um porta-voz militar, o Major-General Ahtar Abbas, disse a jornalistas no Sábado que forças governamentais controlam totalmente Mingora, apesar de haver ainda bolsas de resistência nos arredores da cidade.

Abbas disse que 25 militantes incluindo dois importantes comandantes dos Taliban foram mortos nas últimas 24 horas.

O militar paquistanês disse que apesar das suas forças terem estabelecido controlo sobre Mingora a batalha no vale de Swat ainda não terminou prosseguindo combates em distritos vizinhos.

As Nações Unidas estimam que mais de dois milhões de pessoas fugiram dos combates. O primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani prometeu tomar conta dos deslocados.

Gilani prometeu pagamentos aqueles forçados a abandonar as suas casas e também um programa de reconstrução.

O porta-voz militar disse que equipas médicas já chegaram a Mingora e que os fornecimentos de combustíveis já recomeçaram. O porta-voz disse que vai demorar duas semanas a restaurar os serviços, incluindo a electricidade, à cidade.

As forças armadas paquistanesas lançaram a sua ofensiva no vale de Swat há cerca de um mês depois dos militares terem violado um acordo de paz e avançado até 100 Quilómetros da capital.

As autoridades militares afirmam que 1.200 militantes e pelo menos 80 soldados já morreram desde que os combates começaram. Estes números não puderam ser confirmados por fontes independentes.

O governo do Paquistão apertou entretanto as medidas de segurança no país depois de uma serei de ataques bombistas na Quarta-feira e Quinta –feira nas cidades de Lahore e Peshawar que um comandante Taliban disse ser retaliação pela ofensiva no vale de Swat.

A polícia disse que deteve 70 pessoas em operações de segurança através de bairros da lata na capital Islamabad.

As noticias dizem que a maior parte dos presos são refugiados afegãos.

XS
SM
MD
LG