Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou uma mulher hispânica, juíza do Tribunal de Apelação, para substituir um juiz do Supremo Tribunal, demissionário.

O presidente Obama anunciou, terça-feira, na Casa Branca, a escolha de Sónia Sottomayor, que classificou como uma mulher de muita inspiração. Se for confirmada pelo Senado, Sónia Sottomayor, de 54 anos de idade, será a primeira mulher hispânica no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, de apenas nove membros.

Obama disse que Sotomayor traz consigo conhecimentos, experiências, assim como sabedoria, acumulada durante a sua carreira jurídica cheia de inspiração.

Sónia Sotomayor, que nasceu em Nova Iorque, de pais oriundos do Porto Rico, vai ocupar o lugar do Juiz David Souter, que pediu a exoneração depois de 19 anos no Supremo Tribunal.

Sotomayor classificou a sua nomeação como uma honra que aceitava com a mais profunda humildade. Prometeu não esquecer as consequências que irão ter as suas decisões na vida real dos indivíduos, dos negócios ou dos governos, afectados.

O líder republicano do Senado, Mitch McConnell, disse que o partido da minoria iria examinar a carreira da juíza Sottomayor, antes de votar para a sua confirmação, a fim de assegurar que os seus pontos de vista pessoais não constituirão obstáculo para decisões certas.

Coreia do Norte Terá que pagar o Preço

A embaixadora americana junto das Nações Unidas, Susan Rice , afirmou que a Coreia do Norte terá que ser punida por ter desafiado a comunidade internacional com os seus provocatórios testes de mísseis e de explosivos nucleares.

Rice acrescentou que o conselho de segurança da ONU estava a redigir uma firme resolução a esse respeito, mas não especificou se a mesma previa novas sanções.

A Coreia do Norte respondeu entretanto à vaga de condenação internacional que se seguiu ao seu segundo teste nuclear lançando mais dois mísseis de curto-alcançe e acusando os Estados Unidos de hostilidade.

Numa sessão de emergência o Conselho de Segurança da ONU condenou ontem por unanimidade o teste nuclear norte-coreano.

Oposicionista Birmanesa Acusada

Na Birmânia, a líder da oposição, Aung San Suu Kyi, negou as acusações de ter violado os termos da sua prisão domiciliária ao permitir que um intruso americano permanecesse na sua casa no princípio deste mês.

A laureada com o Premio Nobel da Paz manifestou a sua inocência hoje durante um julgamento na prisão de Insein, em Rangun, onde se encontra desde o princípio do mês.

Aung San Suu Kyi disse ao tribunal que um dos seus guardas lhe disse que John Yettaw tinha chegado a sua casa depois de ter atravessado a nado um lago as primeiras horas do dia 4 de Maio. Ela testemunhou que tinha dado "abrigo temporário" a Yettaw até ele deixar a casa a meia-noite do dia seguinte.

Mais Piratas Somalis Detidos

A marinha de guerra da Suécia deteve sete piratas no golfo de Aden, na sequência do ataque contra um cargueiro grego.

O navio sueco afirmou que respondeu a um pedido de socorro do cargueiro que tinha atacado com lança-granadas e que estava prestes a ser abordado pelos piratas.

As forças suecas capturaram os assaltantes e apreenderam armas e um sistema de navegação electrónico.

O navio sueco integra-se numa força da União Europeia que está a patrulhar a costa da Somália numa missão anti-pirataria.

Relacionados

XS
SM
MD
LG