Links de Acesso

Últimas de Washington


Tropas governamentais paquistanesas continuaram hoje a sua ofensiva na principal cidade do Vale de Swat controlada pelos Taliban.

Entidades militares disseram que vários pontos da cidade de Mingora estão agora sob controlo do governo, incluindo o cruzamento onde os militantes geralmente deixavam os corpos mutilados das suas vítimas.

O exército disse que pelo menos cinco suspeitos militantes foram mortos em combates de rua e vários outros presos.

No noroeste do Paquistão aviões paquistaneses bombardearam vários alvos suspeitos de pertencerem aos Taliban na região tribal de Orakzi. Pelo menos 13 pessoas morreram.

O exército paquistanês disse que mais de 1000 militantes e mais de 63 soldados já morreram na ofensiva governamental para reassumir controlo da zona.

As tropas paquistanesas lançaram a ofensiva no Vale de Swat depois dos militantes terem violado um acordo de paz e avançado para uma zona a 100 quilómetros da capital.

As Nações Unidas disseram que os combates no noroeste do Paquistão já causaram o maior número de deslocados do mundo nas últimas duas décadas com quase cerca de dois milhões de pessoas a fugiram da zona.

A polícia paquistanesa esta entretanto a tentar detectar um grupo de homens armados que raptou um turista francês numa região perto da fronteira com Afeganistão e Irão.

Presidentes do Afeganistão, Irão e Paquistão em Cimeira

Reunidos em Teerão os presidentes do Irão, Afeganistão e Paquistão acordaram em abrir futuras cimeiras entre si a outros países, possívelmente incluindo os Estados Unidos,

Os presidentes daqueles países reuniram-se hoje em Teerão para discutir meios de combater o terrorismo, tráfico de drogas e outros problemas regionais.

O presidente do Afeganistão Hamid Karzai pediu aos outros dois presidentes que outras nações possam participar em futuras reuniões e isso foi acordado

Tiroteio em Templo Sikh na Áustria


Na Áustria a polícia disse que homens armados abriram fogo dentro de um templo Sikh em Viena ferindo pelo menos 11 pessoas.

Testemunhas citadas pela agência de notícias austríaca disseram que o ataque foi levado a cabo por um homem armado com uma arma de fogo e vários outros com facas. As notícias dizem que o ataque pode ser o resultado de um feudo entre templos rivais.

A agência disse que o ataque teve como alvo um clérigo e que ocorreu pouco após este ter feito um sermão. Todos os alegados atacantes foram presos.

A polícia disse que um dos atacantes está em estado crítico. Os outros dez feridos sofreram ferimentos de bala ligeiros e esfaqueamentos.

Outras pessoas ficaram também ligeiramente feridas.

Os feridos mais graves foram evacuados de ambulância e helicópteros para vários hospitais.

Netanyauh: Israel Continuará a Construir nos Colonatos.

O primeiro ministro de Israel, Benjaim Netanyauh, disse que o seu país vai continuar a construir em colonatos já existentes na margem ocidental do Rio Jordão apesar de pressões americanas para o governo israelita pôr termo a essas actividades.

Netanyauh disse que o seu governo vai aceitar o que descreveu de crescimento natural da população em colonatos já existentes autorizados pelo governo israelita. Mas o chefe do governo israelita disse que não serão construídos novos colonatos.

O governo americano disse na semana passada que deseja que Israel ponha termo a qualquer tipo de actividade nos colonatos incluindo construção, expansão e crescimento natural.

Governos israelitas construíram 121 colonatos na Margem Ocidental em terra que os palestinianos querem para um estado futuro.

Organizações anti-colonatos afirmam que colonos construíram também mais de 100 postos de ocupação em anos recentes sem a aprovação do governo israelita.

O ministro da defesa israelita Ehud Barak disse que planeia remover 22 desses postos através do dialogo ou da força mas não deu um prazo para a sua remoção.

Bombista Suicida Ataca em Mogadíscio

Um bombista suicida matou sete pessoas na capital Somáli, Mogadíscio, enquanto rebeldes islâmicos continuam a combater forças pró governamentais.

Entidades oficiais disseram que um bombista suicida fez explodir um carro armadilhado em, frente a uma base militar. A explosão matou seis guardas e um civil.

O vice-presidente da câmara de Mogadíscio disse que o bombista poderá ter sido um homem de raça branca.

O governo somali afirmou que centenas de combatentes estrangeiros estão na capital para ajudar forças islâmicas a derrubar o governo.

Mais de 150 pessoas já morreram em Mogadíscio desde 7 de Maio quando os rebeldes iniciaram uma nova onda de ataques. Mais de 50 rebeldes morreram desde Sexta-feira quando o governo iniciou uma contra ofensiva.

A ONU diz que mais de 57 000 pessoas foram deslocadas pela guerra este mês incluindo 8 000 que fugiram na Sexta-feira.

Sri Lanka Rejeita Acesso a Campos de Deslocados

O governo do Sri Lanka disse que não vai permitir que trabalhadores de organizações humanitárias tenham acesso total aos campos de deslocados até separar dos refugiados combatentes rebeldes que ali estão escondidos entre os civis.

O Presidente Mahinda Rajapaksa disse que quando as condições melhorarem, especialmente no que diz respeito à segurança, "não haverá objecções à ajuda".

A declaração do presidente foi feita em resposta a um apelo do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon para um acesso aos campos sem restrições por parte de organizações de ajuda.

Ban visitou o maior campo de deslocados no Sábado, onde se encontram cerca de dois terços dois 300.000 deslocados da recente guerra civil.

O dirigente da ONU prometeu trabalhar arduamente para assegurar que os refugiados sejam realojados até ao fim do ano tal como prometido pelo governo.

Ban reuniu-se também com o presidente Rajapaksa e outros destacados membros do governo.

O secretário-geral da ONU avisou que caso o governo não inicia uma política de reconciliação com a minoria Tamil "a história poderá repetir-se".

Onze Mortos num Concerto em Marrocos

Em Marrocos a polícia disse que pelo menos onze pessoas morreram e 30 outras ficaram feridas quando milhares de pessoas entraram em pânico num concerto musical em Rabat.

Fontes oficiais disseram que cinco mulheres, quatro homens e dois menores morreram no incidente.

Essas fontes disseram que tudo indica que uma vedação caiu quando uma multidão avançou sobre a mesma. Cerca de setenta mil pessoas participaram no concerto do músico marroquino Abdelaziz Stati no estádio Hay Nahda.

Desconhece-se o que causou o pânico.

O concerto fazia parte do festival musical de uma semana Mawazine.

Renhidas Eleições Presidenciais na Mongólia

Na Mongólia os eleitores foram hoje às urnas para eleger um novo presidente em eleições que se espera tenham um resultado renhido.

Até as urnas encerrarem não tinha havido noticias de violência ao contrário do que aconteceu nas eleições parlamentares do ano passado.

Cinco pessoas morreram nessa violência em Julho causada por alegações de fraude eleitoral.

Cerca de 50 observadores internacionais estiveram presentes a às eleições de hoje.

Sondagens indicam uma luta renhida entre o actual presidente Nambaryn Enkhbayar do Partido Revolucionário do Povo e o antigo primeiro-ministro e candidato do Partido Democrático da oposição, Tsakhia Elbegdorj

Button Vence Grande Prémio de Mónaco

No desporto temos uma notícia do automobilismo. O condutor britânico Jenson Button venceu o Grande Prémio de Mónaco aumentado a sua vantagem no campeonato de Formula Um para 16 pontos.

Foi a sua quinta vitória em seis grandes prémios. Em segundo lugar ficou o seu colega de equipa o brasileiro Rubens Barrichello e em terceiro ficou o finlandês Kimi Raikkonen da Ferrari.

Na classificação geral Barrichello está em segundo lugar e o alemão Sebastian Vettel da Red Bull em terceiro.

XS
SM
MD
LG